O prédio ocupa um quarteirão inteiro do Centro da cidade e oferece estacionamento para os visitantes motorizados. O local originou-se de um centro de distribuição formado por barracas simples que funcionou até as primeiras décadas do século passado.
Atualmente representa um templo da comida mineira, pronta ou em forma de ingredientes regionais e muitas vezes dificilmente encontrados em outro lugar.
Desde aves e outros animais vivos, ervas para cura do corpo e da alma, até produtos esotéricos, flores, artesanato mineiro, roupas e brinquedos… tem de tudo no Mercado Central.
Em uma das entradas fica um balcão com informações turísticas e funcionário para atendimento ao turista. Os banheiros são pagos, mas os valores são simbólicos e local é bem limpo.
Os destaques deste parque de diversões culinário são os queijos, os doces, as pimentas e as cachaças.
A incrível disponibilidade de queijos no Mercado é um problema na hora de escolher qual levar. As lojas geralmente expõem os consagrados Canastras, de consistência mais macia e sabor azedinho, mas também o Minas Padrão e Frescos, Meia Cura, do Serro… Um dos melhores locais para comprar queijos no Brasil!
Doces de leite em várias consistências e de várias regiões do Estado também, assim como as centenas de rótulos de cachaça, cada uma com seu “terroir”.
Em caso de disponibilidade de tempo, o lugar é capaz de entreter durante uma tarde toda. Até porque existem ótimos lugares para comer dentro do Mercado. Além de bares e locais para beliscar, no segundo andar fica um dos mais famosos bares da cidade, o Casa Cheia.
Outro valor Mineiro celebrado no Mercado Central é seu sotaque, um Português cantadim e gostoso de ouvir.
Apesar de o Mercado Central fazer parte do City Tour, vale a pena passar um tempo no local que mais fala sobre o Mineiro e sua capital BH.
Serviço
Mercado Central
End.: Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Belo Horizonte – MG
Fone: (31) 3277.4691
.
Oferecimento: