O Sítio Matsuo tem recebido turistas tanto para visitar as plantações, como também para contemplar o Templo Budista instalado em uma das colinas da propriedade, a montanha mais alta do Bairro do Cocuera.
O Sr. Osvaldo Matsuo pertence à terceira geração da família de imigrantes, que junto com outros conterrâneos ergueram o altar e inscreveram seus nomes e dizeres nas enormes rochas que antecedem o Templo em meio a uma área que ainda preserva a Mata Atlântica. Um dos monumentos mais importantes é denominado “Rocha da Amizade Eterna” onde se encontram os versos em forma de “Tanka”, uma forma especial de poema Japonês.
Chama-se Templo de Kannon e foi construído em 1950 e a área foi denominada de MOGI-HAKONE, como forma de preservar os valores orientais. A montanha recebeu este nome devido ao Monte Hakone que fica no Japão, na Província de Kanagawa, entre Tóquio e Shizuoka.
Os imigrantes responsáveis pelo são Takeji Matsuo, Kiyomi Takano, Gento Kobayashi e Tshunesaburo Ishibashi.
Lá de cima é possível uma visão da cidade e dos contornos da Serra do Mar. Além de receber a visita dos cavalos do sítio é possível apenas ouvir os pássaros e meditar um pouco, pois o silêncio é incrível.
No pé destas colinas e em algumas encostas também, o Sítio dispõe de plantações de caqui e nêspera (também conhecida como Ameixa Japonesa).
Nestes pomares são realizadas as atividades de colhe e pague. Depois de andarem em meio às árvores para escolher os melhores frutos para colher, a produção é pesada e embalado no galpão da propriedade.
Neste mesmo local são realizados cursos de cultivo e técnicas agrícolas eventualmente.
Outra cultura a ser visitada no Sítio é a dos tomatinhos, que junto com os maracujás ficam em Estufas especiais cobertas de fesltros de cores diferentes para facilitar o crescimento e a qualidade das frutas.
O Sítio Matsuo oferece não apenas muita cultura, mas também ingredientes orgânicos para colher e levar.
Sítio Matsuo
Endereço: Estrada Mogi – Salesópolis, Km 60,8, Mogi das Cruzes – SP
Telefone:(11) 2629-0216
https://www.facebook.com/sitiomatsuo/
Apoio Editorial do Projeto em Mogi das Cruzes:
Mercure Hotel
Hotel Marbor
Paraíso das Microrquídeas
Querência Ismael e Antônia