Para quem tem interesse em saga cervejeira, a 2ª edição do Mondial de la Bière São Paulo começa já no dia 30, no espaço de eventos Arca, localizado na Vila Leopoldina.
O festival une as novidades do mundo cervejeiro ao melhor da cultura paulistana contemporânea, além da seleção imperdível de cervejas, gastronomia e música, a organização oferecerá outras atividades que remetem ao caráter urbano e de cultura de rua da cidade.
A cerveja passa a ser a anfitriã da festa dos artesanais, que pela primeira vez terá uma área craft, e apresentará outros produtos artesanais e de alta qualidade como cafés, cigarros, chocolates e destilados.
Presente em três países (Canadá, França e Brasil), trata-se do principal festival internacional de cervejas artesanais do mundo, reunindo fabricantes, distribuidores e importadores de rótulos artesanais e premium. Realizado no Rio de Janeiro desde 2013 e em São Paulo desde o ano passado, o Mondial de la Bière conta também com o MBeer Contest, que premia os melhores lançamentos do salão.
Festival África do Sul acontece de 30 de maio a 2 de junho para celebrar país. Programação terá presença da chef sul-africana, Nompumelelo Mqwebu, que assinará jantar enogastronômico a quatro mãos com chef Thierry Buffeteau e presença do sommelier sul-africano, Eric Welile Botha
A África do Sul vai muito além das savanas e dos safaris: além da população alegre e acolhedora, o país tem algumas das metrópoles mais modernas do mundo, gastronomia de ponta, vinhos originais e cultura vibrante. Para apresentar a diversidade cultural do país, o Grand Hyatt São Paulo, em parceria com o Consulado da África do Sul, a South African Tourism e a South African Airways, realiza de 30 de maio a 2 de junho o Festival África do Sul, com vários eventos para celebrar o país e sua cultura.
Vinhos sul africanos no Grand Hyatt Wine Club
A próxima edição no dia 30 de maio, será dedicada à África do Sul, que está entre os 10 maiores produtores de vinho do mundo, com rótulos elegantes e potentes. Os primeiros vinhedos do país foram plantados no começo do século XVII, e obtiveram grande impulso por conta de imigrantes a região do Cabo. Essa edição contará com produtores sul africanos que trarão vinhos exclusivos para o evento. Serão mais de 50 rótulos acompanhados por menu de petiscos com influência da culinária do país. Entre os destaques, a uva Pinotage (1925) – criada na África do Sul -, originária de um cruzamento entre a Pinot Noir e a Cinsault. Os ingressos custam R$ 220 (por pessoa) e estão à venda através do site www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo/vale-presente/wine-club-maio/.
Wine Dinner celebra sabores da África do Sul
No sábado, dia 01 de junho, o Festival África do Sul destaca o Wine Dinner. A gastronomia sul africana será apresentada pela chef Nompumelelo Mqwebu, do restaurante Mpumes African e que também é palestrante do TedX e escritora. Em parceria com o Chef Executivo do Grand Hyatt São Paulo, Thierry Buffeteau, eles farão um menu inusitado com ingredientes da estação e pluralidade de sabores, harmonizado com vinhos premium do país.
Para harmonizar os vinhos, o evento terá o sommelier sul africano Eric Welile Botha. Eric começou a trabalhar com vinhos na Cidade do Cabo quando desistiu de se alistar na marinha nacional. Em suas folgas, buscava informações avaliando os rótulos disponíveis na loja e posteriormente começou a estudar formalmente para ampliar seus conhecimentos sobre o vinho sul africano.
Menu Wine Dinner
O menu, elaborado a quatro mãos pelos chefs terá cinco tempos harmonizados com vinhos sul-africanos da importadora Mistral e selecionados especialmente pelo sommelier. Ele será composto por:
1º tempo
Vieiras de Picinguaba, purê de milho jovem com capim santo, ora-pro-nobis
Harmonizado com o vinho Porcupine S. Blanc
2º tempo
Consomê de faisão com tucupi e folhas de taioba refogadas
Harmonizado com o vinho Danie de Wet Rose
3º TEMPO
Peixe de anzol do dia com amaranto, em infusão de leite de coco com gengibre
Harmonizado com o vinho Danie de Wet Sur Lie Chardonnay
4º TEMPO
Samps com ragu de feijão e tutano, javali, folhas de abóbora, raízes assadas, molho de vinho tinto
Harmonizado com o vinho Kadette Blend
5º TEMPO
Cheesecake de pó de baobá com frutas vermelhas em vinho tinto
Geleia de chá rooibos e espumante com frutas
Harmonizado com o vinho Late harvest
Brunch inspirado na gastronomia da África do Sul
No domingo, dia 2 de junho, encerrando o festival, o tradicional Family Barbecue Brunch terá a África do Sul como tema. O buffet de saladas, pratos quentes e churrasco terá referências sul africanas. As sobremesas também serão temáticas, encantando adultos e crianças. As reservas podem ser feitas pelo site www.pacoteshyatt.com.br/sao-paulo/vale-presente/brunch-comemorativo/.
Os ingressos para o Wine Club, Wine Dinner e Family Barbecue estão disponíveis para venda no site www.pacoteshyatt.com.br/feriados/festival-africa-do-sul.html ou pelo telefone 11 2838 3203.
Sobre a chef Nompumelelo Mqwebu
Autora independente, palestrante do Tedx e chef no restaurante Mpumes African Cuisine, Nompumelelo Mqwebu é uma empreendedora que viaja pelo mundo melhorando suas habilidades. Treinada localmente e internacionalmente, ela foca suas energias em promover e advogar pelo destaque para a autêntica cozinha africana, com ingredientes nativos.
Seu livro de estreia, “Pelos olhos de uma chef africana”, venceu as categorias “Primeiro livro” e “Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards 2017. Nompumelelo Mqwebu foi convidada para a cerimônia de premiação e celebração em Yantai, Chin, onde foi agraciada com o prêmio “Melhor do Mundo – Auto publicada” no Gourmand World Cookbook Awards.
Buscando promover a experiência local de seu país, Nompumelelo lançou recentemente uma agência de turismo na qual os visitantes viajam pela África do Sul através de sua rica gastronomia. Ela foca em ter como fornecedores produtores locais, incluindo a cidades de Joanesburgo, Alexandra e outras da região. Também busca dar oportunidade a mulheres produtoras locais. Os menus são sazonais e sob disponibilidade. Ela também trabalha com mentoria de jovens chefs na área de gastronomia.
Sobre o sommelier Eric Welile Botha
Nascido e criado na África do Sul, Eric Welile Botha iniciou sua trajetória no mundo dos vinhos na Cidade do Cabo, quando, após não ter conseguido entrar na Marinha de seu país, encontrou trabalho em uma loja de bebidas e naquele local, pôde ter contato com o universo do vinho e seus diferentes rótulos e sabores. Tempos depois, trabalhando em um supermercado, ficou responsável pela área de vinhos e decidiu investir na carreira de sommelier. Foi cursar a renomada Cape Wine Academy e, desde então, investiu em sua carreira com cursos internacionais entre os quais os cursos de Sommelier da Borgonha e de Associação Sul-Africana de Sommeliers. É reconhecido com o nível avançado da curadoria Wine & Spirit Education Trust, fundada na Inglaterra em 1969 e se tornou a principal organização internacional na área de educação em vinhos e destilados, presente em 80 países.