Realizado por uma das maiores importadoras de vinhos do país, a World Wine Experience trouxe um diferencial interessante quando concentrou em uma região apenas, porém com presenças muito importantes e rótulos de altíssimo nível.
Os ingredientes encontrados nos aromas, toques e sabores dos vinhos foram apresentados na entrada do salão de degustação, como forma de mostrar aos visitantes o quão rica seria sua experiência enológica.
Destaque para a estreante Quinta da Calçada com seu Verde Reserva encorpado e que com elegância integra a madeira com mineralidade.
A Casa da Calçada detém as vinhas mais antigas da região de Amarantes. O seu fundador foi o primeiro a exportar vinhos verdes para fora do país e foi exatamente para o Brasil. Em sua rica história consta até uma invasão das tropas de Napoleão que se instalaram na propriedade.
A propriedade fica na região dos Vinhos Verdes, próximo à fronteira com o Douro, uma parcela conhecida por vinhos minerais e de muito frescor.
Outra grande estrela do evento foi o CARM Rabigato. A uva é típica do Douro e tem sua presença mais marcante em Trás-os Montes. É muito utilizada nos vinhos do Porto para atribuir maior acidez, tanto que não haviam muitos varietais ate então, pois a casta também é de baixa produtividade.
Mas este vinho se apresentou muito equilibrado, fácil de beber devido à sua mineralidade e toques cítricos.
A vinícola está com o mesmo clã desde o século XVIII produzindo atualmente em vinhas de 45 a 50 anos.
Dalmau Rioja foi outro grande vinho degustado. Feito a partir de vinhas centenárias, este Tempranillo tem produção limitadíssima e traz grande complexidade aromática e sensível potencial de guarda. Corpo incrível, muito denso. Também faz parte deste blend a Cabernet Sauvignon e a uva Graciano.
A Marquês de Murrieta produziu o primeiro Rioja em 1852 e também foi a primeira a exportar seus vinhos.
Para fechar mais um vinho extraordinário, o Colleción Vivanco varietal da uva Graciano, engarrafado em garrafa inspirada na original do século XVIII.
Ele tem 18 meses em barrica com períodicos batonages nos primeiros meses para manter os resíduos em maior contato com o vinho. Daí se percebe diferentes origens e níveis de tostas. O vinho apresenta-se fresco com um longo e persistente final. Frutas negras!
Parabéns à World Wine pelo ótimo evento e oportunidade de entrar em contato com profissionais de alta qualidade do vinho.