Este mês tem novidades e festivais acontecendo em algumas cidades não tão distantes de São Paulo. A seguir algumas sugestões saborosas para seu fim de semana:
O evento terá o peixe tilápia como a estrela dos pratos
A cidade de Socorro, localizada a 132 km da capital paulista, realizará o seu primeiro festival gastronômico durante todo o mês de outubro, ocasião ideal para degustar deliciosos pratos da culinária local. Sob o nome de “Sabores de Socorro”, o evento contará com receitas originais com o peixe tilápia, típico da região.
São oito estabelecimentos que oferecerão menus preparados especialmente para a ocasião. O festival também contará com a participação de Alexandre Galina, ganhador do quadro “Jogo de Panelas” do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga.
Entre os pratos principais estão o famoso risoto a la socorro do Ristorante D’Napoli, a tilápia assada na folha de couve do Restaurante Pedra Bela Vista, a parmegiana de tilápia do Centro de Lazer Pitauá, a tilápia grelhada ao molho de maracujá do Restaurante Pennynsula Dom Raul, o file de tilápia com molho de bechamel de limão e purê de banana da terra do Lubeck Bar & Restaurante, o filé de tilápia com pele ao molho de café do Restaurante Esposito’s, o ceviche de tilápia da Cachaçaria Santo Mé e o lombo de filé de tilápia grelhado com farinha especial do Pesqueiro Nenê Oliani.
Os presentes também poderão degustar bebidas tradicionais, produzidas artesanalmente em propriedades da região, como o café, a cachaça e as cervejas, e ainda avaliar o atendimento e a qualidade dos pratos servidos durante o evento.
Para mais informações sobre o Festival “Sabores de Socorro”, acesse www.socorro.tur.br/agenda/festival-gastronomico-sabores-de-socorro/. E saiba mais sobre o turismo na cidade em www.socorro.tur.br.
As ruas da charmosa cidade de Paraty ganharão um sabor ainda mais especial com o Festival Gastronômico de Paraty que chega em sua primeira edição e traz diversas iniciativas na gastronomia, cultura, audivisual e música. O evento, que ocorre entre 24 e 27 de outubro é realizado pelo Polo Gastronômico da cidade, ocupando o calendário da então Folia Gastronômica.
Além das tradicionais degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento terá como casa o Cinema da Praça, onde serão exibidos documentários, curtas entre outras mostras. Já na Casa da Cultura irão ocorrer as rodas de conversa e masterclasses, e na Arena Gastronômica na Quadra da Matriz os show-cookings, paneladas e mais shows.
Anualmente é escolhido um tema entre os diferentes restaurantes e chefs. Para a primeira edição do festival foram escolhidas as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), juntamente com o resgate de técnicas tradicionais.
Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, os ingredientes do tema escolhido ganharão destaque. Ele é filho de agricultores, criado em Paraty e sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Trabalha com agroflorestal há 15 anos, com forte experiência em planejamentos, implantação e manejo agroflorestal. Jorge estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas nativas da Mata Atlântica, frutífera e plantas alimentícias não-convencionais com foco na gastronomia.
Na área gastronômica, o evento em parceria com a Secretaria de Cultura, leva para o Mercado das Artes o universo paratiense em seus detalhes. Na Praça da Bandeira, os produtores locais, os chefs da cidade com cooking-shows e os tradicionais artesãos, valorizam os motivos pelos quais Paraty recebeu o Título de Cidade Criativa e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Para o Polo Gastronômico de Paraty, o festival vai atrair ainda mais a atenção de turistas e movimentar a cidade que já é consolidada como forte destino turístico. “Paraty já realiza grandes eventos no calendário anual e o festival traz ainda mais visibilidade para a cidade. A gastronomia também é parte da engrenagem do turismo e vamos gerar mais renda, movimentar o comércio, empregos temporários, e ainda dar um sabor especial para nossa cidade”, comenta Luciana Marinho, presidente da associação.
Os restaurantes participantes do circuito do festival terão em seus menus pratos especiais, desenvolvidos durante o workshop sensorial e degustativo sobre PANCS da Mata Atlântica, especialmente elaborados para o evento. A enorme preocupação ambiental firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo nos dias do festival. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, copos reutilizáveis além da compensação de carbono, gerados durante os 4 dias e a coleta seletiva do lixo.
Serviço:
1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY
Data: 24 A 27 de Outubro 2019
Locais: Praça da Matriz, Casa da Cultura de Paraty, Cinema da Praça, MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira.
Confira a programação completa do evento no site: https://www.festivalgastronomicodeparaty.com/
Villa Brunholi traz ingredientes como queijo brie, linguiça de cordeiro e coração de alcachofra às suas receitas
Da simplicidade à sofisticação, a pizza é um prato versátil, que aceita diversos tipos de recheios – carnes, queijos, ervas, legumes ou até mesmo chocolate e frutas. Quase tudo combina bem com a massa redonda. De origem italiana, a receita ganhou inúmeras versões ao redor do mundo e se tornou a escolha preferida de muitos brasileiros, especialmente quando chega o final de semana.
Molho de tomate, mozarela, queijo de cabra, linguiça de cordeiro, pesto de hortelã e pimenta biquinho. Já pensou nessa combinação de sabores para uma pizza? Ou ainda, para agradar os vegetarianos, uma mistura de alho-poró, queijo brie e coração de alcachofra? Essas são ideias trazidas para o Villa Brunholi, complexo turístico e gastronômico em Jundiaí, interior de São Paulo, pelo chefe Gilli de Lima.
“Depois pensar muito, decidimos apostar nas pizzas porque foi um pedido recorrente de nossos clientes. Não há outro serviço de pizzas artesanais na região.”, explica Sandra Brunholi, que administra o restaurante. O cardápio completo conta com 16 sabores de pizzas salgadas, dois doces, além de opções de aperitivos. “O chefe Gilli de Lima tem uma ótima bagagem na elaboração de pizzas com características italianas, que era exatamente o que nós queríamos”, completa. Paulo Brunholi, CEO do complexo gastronômico, explica que a massa utilizada é de fermentação lenta, que confere leveza e sabor diferenciado às pizzas.
As novidades podem ficar ainda melhores quando acompanhadas de uma das bebidas mais apreciadas ao redor do mundo: o vinho. Com sua variedade de tipos, é possível encontrar um ideal para acompanhar cada sabor de pizza. O Cabernet, por exemplo, um dos mais populares, pode ser considerado um coringa. “Ele é um vinho leve, fácil de harmonizar com massas ou com pizzas”, explica Brunholi. Para quem deseja outras opções, a carta conta com mais de 30 rótulos.
As pizzas gourmet serão servidas no restaurante da Villa Brunholi no jantar de sábado, das 19h30 às 23h.
O complexo também disponibilizará o serviço de delivery para algumas regiões da cidade e funcionará em dois dias da semana – nas noites de sexta-feira e sábado.
Sobre o Villa Brunholi
Complexo turístico formado por adega, mini fazenda, brinquedoteca, restaurante e museu do vinho. A história do espaço começou em 1897, quando Antônio e Emma Brunholi chegaram da Itália e compraram uma propriedade no bairro de Caxambu em Jundiaí.
O lugar, que passou por muitas transformações desde então, também faz parte do desenvolvimento do turismo rural e do agronegócio. O espaço, além de ser uma opção para os turistas, faz a produção de vinhos de mesa, massas, licores, vinagre e caipirinha que leva o nome da família na marca.