Há 11 anos é realizada a Mostra de Paisagismo e Jardinagem durante a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, realizada anualmente em Holambra, no interior do Estado de São Paulo.
Cerca de 30 profissionais (paisagistas, arquitetos decoradores) foram convidados para criar 20 espaços exclusivos, com jardins e quintais cada vez mais convidativos para o convívio de familiares e amigos.
Este ano o tema escolhido foi “Frutos do Jardim”. Várias novidades em flores de jardim e plantas ornamentais podem ser vistas na mostra. Conheça por exemplo:
– Kalanchoes resistentes ao hormônio do envelhecimento
– Petúnias que aguentam Sol pleno
– Crisântemos com visual cada vez mais bonitos
– Dálias do tamanho de uma bola de futebol
– Roseiras rasteiras, híbridas e arbustivas
Além da beleza das flores e plantas, a reciclagem esta em alta, com uso de materiais descartados e o aproveitamento de objetos em desuso. A pegada sustentável está nas composteiras, nos produtos de captação de água da chuva e na matéria prima de móveis e pisos.
Alguns ambientes se destacam pela originalidade e propósito.
O Ambiente 2 – “Aqui se planta, colhe e vive” do Engenheiro Agrônomo e Paisagista Paulo Teodoro Van Den Broek é um exemplo de aproveitamento do espaço, com projeto inteligente e extremamente sustentável. O projeto prevê a instalação em formato de mandala (circular), com as culturas de animais ao centro e os vegetais em volta. Da compostagem ao aproveitamento da água da chuva, tudo é pensado para atingir o maior rendimento do espaço disponível, incluindo a correção do solo e a instalação de bomba que não necessita de energia.
O Ambiente 6 – “No Quintal” da Arquiteta e Paisagista Camila Simhon Bondar disponibiliza um local ideal para a produção dos alimentos da família, mas também um ambiente acolhedor para receber convidados, tomar Sol, respirar e sentir o aroma das plantas. Caixas de frutas são adaptadas e espalhadas contendo flores de corte para a decoração da casa e também legumes. Ainda fazem parte do projeto um jardim vertical, com folhagens de diversas tonalidades e que tem o objetivo de reduzir a poluição sonora, do ar e prover conforto térmico no local, além de um kit com cilindro plástico que capta água da chuva sem necessidade de ligação hidráulica ou elétrica.
O Ambiente 12 – “Jardim Externo” dos Arquitetos Sergio e Guilherme Gonzalez confere sofisticação ao espaço onde convivem harmonicamente o belo e o funcional. Alguns móveis, espelhos d’água e esculturas se misturam a samambaias, palmeiras, philodendron e podocarpus distribuindo diferentes matizes no local. A riqueza de cores é completa com orquídeas e bromélias. além do cultivo de hortaliças e legumes.
Outros ambientes:
Expoflora
Data: de 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta a domingo e no feriado de 7 de setembro
Horário: das 9h às 19h