A cidade de São Paulo tem em seu calendário de eventos uma grande variedade de festas multiculturais. Os alemães foram os primeiros a chegar em São Paulo e se posicionaram no Bairro de Santo Amaro.
Lá perto, no Bairro do Brooklin acontece há 21 anos a tradicional BrooklinFest, que em 2015 comemora 21 anos. A festa acontece todos os anos no mês de outubro no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo.
Barracas de artesanato, roupas, bijuterias, presentes, palco para apresentações musicais e de dança, além é claro de muita comida se espalha pelas ruas do bairro. Este ano cinco restaurantes típicos estarão servindo as comidas típicas da Alemanha, além de barracas de diferentes tipos de salsichões e doces da gastronomia germana. Uma das imagens comuns desta feira é a grelha enorme de Einsbein, os joelhos de porco, rodando e deixando as iguarias douradas para acompanhar uma salada de batatas e chucrute.
E sendo uma festa multicultural, haverá também ampla oferta de especialidades da culinária brasileira, como o tradicionalíssimo acarajé, pratos espanhóis, como a paella, portugueses, armênios, japoneses, chineses, entre outros, sem deixar de mencionar o chope gelado.
“O festival tem caráter social, cultural, educacional, esportivo, turístico e de qualidade de vida, com a participação e apoio de importantes instituições sociais. Este é um evento regional com dimensão nacional e internacional para a cidade de São Paulo. Estamos empenhados em apresentar e valorizar a cultura dos municípios do Estado de São Paulo. Esta é uma festa de rua que trata as atrações artísticas, culturais, de artesanato e gastronomia com uma única linguagem de convivência. É na rua que resgatamos a experiência da diversidade, o encontro entre desconhecidos, a troca cultural entre diferentes, o reconhecimento dos semelhantes, com integração social e cultural”, descreve Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do Evento.
Serviço:
XXI BrooklinFest
Dias: 17 e 18 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.