Muitos brasileiros só lembram os nossos vizinhos argentinos por conta de futebol. Mas a nação ao lado guarda um título incontestável, uma das carnes mais saborosas do mundo. Por meio de cortes exclusivos e técnicas especiais, saboreia-se o que o bovino tem de melhor na cozinha argentina.
E isso pode ser constatado em vários restaurantes da cidade de São Paulo. Os representantes desta culinária na capital são verdadeiras viagens ao país vizinho.
Não importa se são nascidos na Argentina ou se apaixonados pela culinária dos hermanos, todos demonstram de sua maneira, como transportar-nos à Buenos Aires, mesmo estando em Sampa.
Percebe-se que a culinária argentina tem muita riqueza histórica em sua origem e que gira em torno dos cortes extraordinários em carne de qualidade incomparável. A gastronomia presente na cidade apresenta algumas das receitas nativas dos pampas, como humitas e locro, mas em sua grande maioria demonstram mesmo intimidade é com a parrilla.
Os argentinos sempre estiveram presentes em cidades turísticas brasileiras, principalmente em Florianópolis e região, onde adquiriram imóveis e estabeleceram um vinculo diferente com o Brasil. Mas na cidade de São Paulo particularmente não houve nenhum conjunto de imigrações, nem tão pouco existem bairros que pode se chamar de colônias argentinas. Portanto a única maneira de nos aproximar da gastronomia e também da cultura argentina é indo a um dos muitos restaurantes de São Paulo com culinária portenha, e eles já são inúmeros.
Podemos perceber forte influencia espanhola em alguns dos pratos argentinos, assim como italianas também. As empanadas devem ser experimentadas na maioria dos restaurantes, pois são diferentes e apresentam variações em suas receitas e componentes.
Algumas são fritas, outras assadas, feitas de massa folhada e de formatos e recheios muito variados. O mesmo acontece com as papas ou batatas para os brasileiros, que acompanham muitos pratos e tem receitas clássicas e exóticas.
Outro item unanime nos menus de sobremesa, o doce de leite, em várias e deleitosas formas. O vinho, como não podia deixar de ser também está presente em todos os cardápios, que tem em sua maioria, 80% de vinhos argentinos e chilenos.
Encontramos argentinos e brasileiros que conseguem manter a maneira de fazer churrasco, que tem sido a marca da gastronomia argentina desde muito.
Também encontramos algumas inovações, mostrando uma face mais contemporânea desta gastronomia na cidade. Para a sorte dos comensais, as novidades são ótimas.
Acompanhem esta viagem pela culinária portenha.