Aaah a Praia Grande, como mudou!
Do transito na avenida beira-mar, onde os carros invadiam a areia durante o horário da praia ou da tipica paquera à tarde nos anos 80, para uma urbanização da orla verdadeiramente exemplar.
A faixa litorânea, agora com um Calçadão todo ajardinado comporta a maior ciclovia da Baixada Santista e uma das maiores do país.
Ao todo a cidade ja soma mais 100 km de ciclovias e é considerada ha anos Cidade Amiga da Bicicleta.
No mesmo Calçadão encontram-se grandes quiosques educacionais destinados às crianças, cada um com uma arquitetura temática diferente, trazendo um detalhe interessante na paisagem praiana.
Ainda no Calçadão bares-restaurantes modernos avancam sobre a areia da praia com ambientações agradaveis e aconchegantes e com variada programação musical e gastronômicas.
A agua do mar e as praias estao sempre limpas, com varias redes e equipamentos para uso dos turistas na pratica de esportes.
Pois é, de patinho feio da Baixada Santista, a PG evoluiu para a cidade que mais cresce na região em questão de décadas, e de forma organizada.
Com populacao de mais de 300 mil habitantes, recentemente aparece com mais domicilios do que imoveis para temporada.
E quem conhece a Praia Grande hoje sabe que nao vai parar por aí. A cidade tem uma economia em crescimento vibrante, mas sem perder os ares de local tranquilo. Os moradores fixos, funcionários do comércio e publicos, alem de policiais, sao receptivos e simpaticos. A hospitalidade está no gene dos praiagrandenses.
Na verdade a PG transpira qualidade de vida para quem procura um local para viver de verdade.
Destaques sobre a Praia Grande hoje:
– 4o destino turístico mais procurado do Brasil
– População residente de 330 mil mas com infraestrutura para 1,5 milhão de pessoas na temporada
– 22,5 km de praias com 22,5 km de Calçadão
– + 100 km de ciclovias
– Edificio mais alto do litoral com 42 andares
A paixão pelas bicicletas talvez colabore para que a cidade não tenha trânsito. Mais da metade da população tem bicicleta. Que maravilha!
Outro dado incrível para uma cidade brasileira é que a Praia Grande não tem favelas. Quase 100% de saneamento e iluminação públicas.
O poder publico local se mostra muito competente em manter o município nos trilhos do sucesso.
A prefeitura oferece atividades gratuitas para a população nas áreas de saúde e educação, em locais especialmente dispostos para o atendimento dos munícipes, principalmente os da Melhor Idade.
O policiamento e os bombeiros são equipados com viaturas modernas, carrinhos elétricos, bicicletas, motocicletas, jet sky e quadriciclos. Tudo isso coordenado por uma central de vídeo monitoramento que é referencia na região.
Então, gostou dessa Praia Grande?
Se gostou, seja para passar uma temporada ou para morar, a cidade já conta com um skyline dos mais modernos, com lançamentos imobiliários constantes, que oferecem alto padrão de qualidade e acabamentos oriundos das grandes construtoras locais.
E a Gastronomia?
Esse é outro assunto de destaque. Aguardem…
Foto da capa: Bruno Scarpa