Quando chega o outono, com temperaturas mais amenas em São Paulo, uma das primeiras vontades é de tomar um caldo, creme ou sopa que aqueça o estômago e a alma.
Que tal um festival só de sopas? Esta é a proposta há nove anos do Ceagesp, o maior centro de abastecimento de São Paulo. Além de variado, o festival é realizado no Espaço Gastronômico com muito conforto, salões amplos e grande buffet.
O local conta com estacionamento interno no Ceagesp e costuma receber muitos turistas de outras cidades e estados. Veja a descrição completa do festival abaixo:
A temporada 2017 do Festival de Sopas Ceagesp já começou e se estende até 27 de agosto. Em sua 9ª edição, um dos eventos gastronômicos mais conhecidos do inverno paulista, o festival oferecerá semanalmente seis tipos de sopas, incluindo a famosa Sopa de Cebola, sucesso na cidade há mais de 50 anos.
O cardápio de estreia, válido para a primeira semana (de 3 a 7 de maio – quarta a domingo), terá Sopa de Rabada, Creme de Couve-flor com Roquefort, Sopa de Galinha Caipira com Legumes, Capeletti in Brodo e as famosas Sopas de Cebola e Sopa de Cebola Gratinada. Novos sabores entram para o cardápio nas semanas seguintes, mas as sopas de cebola permanecem fixas até o final do festival.
Neste ano, o valor que dá direito a tomar todas as sopas quantas vezes quiser é de R$ 38,90 por pessoa. As bebidas, as sobremesas e os itens da mesa de antepastos são cobrados à parte.
O evento funcionará de quarta a domingo no Espaço Gastronômico Ceagesp. O horário de quarta, quinta e domingo será das 18h até meia-noite. Às sextas e sábados, o festival funcionará até 1h da manhã.
A entrada é pelo Portão 4 da Ceagesp, que fica na av. Dr. Gastão Vidigal, altura do nº 1.946, na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo. O estacionamento fica no mesmo local e tem preço fixo especial de R$ 10 para quem for ao evento.
Assim como nos outros anos, o festival terá uma mesa de antepastos (cobrados à parte), além de carta de vinhos de várias nacionalidades. Também cobrados à parte, os refrigerantes, sucos e opções de sobremesas, entre as quais o famoso Merengue de Morango, e o popular cafezinho.
O Festival, que já caiu no gosto dos paulistanos, também faz parte do calendário gastronômico de inverno da cidade de São Paulo. No ano passado, milhares de pessoas experimentaram os mais de 40 tipos diferentes de sopas servidas junto com as tradicionais sopas de cebola. E neste ano, a expectativa é de mais sucesso.
Sabor de tradição
O Festival de Sopas Ceagesp foi criado em 2009 durante as comemorações dos 40 anos da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. O sucesso e a aprovação foram tão grandes que se tornou um evento anual e um dos festivais mais aguardados pelo público nos meses de inverno. Por trás desse sucesso está o resgate da receita da famosa Sopa de Cebola, que era servida no antigo Ceasa, atual Ceagesp, do final da década de 1960 a meados dos anos 1970.
Naquela época, o prato ficava no cardápio do antigo restaurante Ceasa e era consumido por funcionários, comerciantes e compradores que trabalhavam no entreposto. De tão boa e revigorante, a Sopa de Cebola ganhou fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.
Desde o fechamento do antigo restaurante, o sabor daquele prato, que aquecia as madrugadas frias da então “terra da garoa”, permaneceu na memória dos paulistanos. Por isso, pelo nono ano consecutivo, o Festival de Sopas Ceagesp traz de volta essa tradição, juntamente com dezenas de outros sabores que, também, conquistam, a cada ano, o prestígio de milhares de pessoas que frequentam o evento.
Serviço
FESTIVAL DE SOPAS CEAGESP 2017
1 Comment
Tomei a sopa de cebola.Ñ gostei.Sem gosto.Mais um caldo
Parece o sopão Knorr ,depois de ficar 2 dias na geladeira.
Desculpem,mas sou da época do sopão do Ceasa,que tomávamos lá ,no restaurante.Era outro papo.