O Olhar Turístico foi convidado para o lançamento do maior evento de bares do Brasil, o Comida di Buteco.
O diretor do evento, Ronaldo afirma que uma das principais consequências do Comida di Buteco em São Paulo é a valorização da origem.
Comentamos que em Belo Horizonte, este evento fomentou a criação gastronômica, com pratos tão inusitados que acabou consolidando BH como a capital dos bares no país. Em São Paulo a questão étnica é muito marcante, o que acaba sendo percebido nas criações dos mais de 60 participantes desta edição.
O lançamento do evento foi no reformadíssimo Esquina Grill do Fuad e contou com a apresentação de alguns dos participantes deste ano, em evento que reuniu degustação e bate papo com os proprietários.
Veja alguns dos petiscos participantes:
Esquina Grill do Fuad – Kebab do Fuad
Descrição: tradicional lanche do Oriente Médio recheado de picanha, tomate, cebola, molho e especiarias, acompanhado de fritas
A filha que herdou o bar faz aqui uma homenagem ao pai com esta receita Libanesa de Kebab. Como a casa sempre foi especializada em Picanha, a do kebab dá um sabor todo especial.
Könisallee – Curryballs
Descrição: bolinhas de camarão ao curry
O bar que fica no Mercado Municipal de Santo Amaro e tem o nome de uma famosa avenida da Alemanha, que tem os locais onde se servem as populares Curryballs
Pavio (Box 37) – Bolinho Poseidon
Descrição: bolinho de massa de mandioca com recheio de salmão empanado com aveia e acompanhado de molho Poseidon.
O molho com toque de maracujá dá um toque especial
Bar do Moreira – Surpresa de Aveiro
Descrição: bolinhos de bacalhau com linhaça, acompanhados de sopa de vinho
A sopa de vinho é pão molhado no vinho doce evaporado com açúcar, muito tradicional em Portugal
Veja o release completo abaixo:
Comida di Buteco em abril, é de lei!
De 14 de abril a 14 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Vai começar o Concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO BRASIL.
O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais.
Com a missão de TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA ele completa, em 2017, 18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira, importante ícone de qualquer cultura nacional.
Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma ELEIÇÃO NACIONAL, que a partir de então premiará todo ano o MELHOR BUTECO DO BRASIL, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.
De 14 de abril a 14 de maio, mais de 500 butecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco da cidade. Cada concorrente será avaliado em 4 categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.
2017 é ano de CEREAIS como temática dos petiscos.
Porque um tema?
O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.
Porque CEREAL?
- O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país. Essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar seus alimentos.
- No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em 2º lugar os vegetais e em 3º o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do brasileiro.
- Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.
- Os principais cereais não sofrem com a sazonalidade no Brasil e existem várias opções de custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no custo do petisco.
- Além da diversidade dos tipos de cereais, são inúmeras as possibilidades criativas para uso dos mesmos, permitindo assim uma amplitude na criação.
ALGUNS DOS PRINCIPAIS CEREAIS DISPONÍVEIS NO BRASIL:
Arroz / Aveia / Cevada / Linhaça / Milho / Quinoa / Trigo
Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.
O perfil dos botecos escolhidos e a transformação de vidas como missão e como resultado
Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “ESPONTÂNEOS”: é aquele lugar em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas da família do dono trabalham com ele.
O Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e contribuído para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável., inúmeras vezes , mudando a vida de seus proprietários. Veja os indicadores da edição 2016:
- VOTOS: 450 MIL
- CADEIA DE VALOR: R$ 120 MILHÕES
- EMPREGOS GERADOS: 6000
- MÍDIA ESPONTÂNEA: R$ 60 MILHÕES
- PESSOAS IMPACTADAS DIRETAMENTE NOS BUTECOS: + de 4 MILHÕES
PATROCINADORES
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua CAUSA e como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.
Cerveja Oficial: Amstel
Apresentação: Mc Cain
Patrocinadores: Trident, Tabasco, Hellmann’s, Zero-Cal, Chandon, Getnet/Mastercard e Smart fit
Apoiadores: Jornal Metro, SPTuris, Abrasel, Novotel Jaraguá, Ótima, Bares SP, Odhen by Teknisa, Mercograff
Apuração: Vox Populi