São Paulo detêm uma das maiores ofertas gastronômicas no planeta, com dezenas de países representados em pratos e locais que por vezes, são muito capazes de nos remeter a uma experiencia memorável em diferentes culturas.
Todos os continentes estão presentes nas mesas da capital paulista, com predominância dos Europeus, seguidos de perto dos Orientais, principalmente devido à enorme presença de restaurantes japoneses, uma paixão paulistana.
A razão desta pegada de capital mundial da gastronomia que São Paulo tem, remonta todos os períodos de imigração e momentos históricos, além do potencial comercial que a cidade de 12 milhões de habitantes oferece.
A grande presença de empresas nacionais e estrangeiras com escritórios aqui, e o intenso fluxo de executivos estrangeiros também sinaliza potencial para franquias e redes de presença global.
Redes internacionais e filiais de importantes restaurantes estrangeiros, lado a lado com imigrantes e seus descendentes nos tão comuns restaurantes de bairro. O resultado é poder comer praticamente qualquer coisa e encontrar em São Paulo.
Há alguns anos o Olhar Turístico mantêm produção editorial e construção de conteúdo intitulado “SP – A Mesa do Mundo”, com o objetivo de registrar o potencial turístico gastronômico da cidade que vivemos. Sem dúvida um dos grandes diferenciais econômicos e turísticos da capital.
Abaixo algumas sugestões de restaurantes para ir com os Pais neste domingo. Como de uma forma ou de outra somos todos estrangeiros, uma boa pedida é um restaurante com comida da terra natal de nossas famílias.
Para os alemães ou austríacos sugerimos o Bierquelle do Diethelm. Fica na Zona Sul da cidade e oferece um dos mais variados cardápios da culinária germana da cidade.
Detalhe, os diferentes tipos de salsicha e mostardas são manufaturados artesanalmente pelo proprietário, muito simpático e solícito, assim como sua filha. O local tem decoração típica e cervejas importadas para harmonizações.
Para os italianos saudosos o antigo Capuano, o restaurante mais antigo em funcionamento (1907). Napolitanos apaixonados pelas receitas antigas podem ir ao Brasiliani na Vila Romana que irão adorar. Para estar como numa Piazza Italiana vá ao Café Ristoro e prove as delícias do Vicenzo e do Il Pastaio. Pizzas também são uma preferência, por isso sugerimos a tradicional Calabresa da Castelões e a Marguerita da São Pedro.
Se o caso for um rodízio japonês, uma das implementações gastronômicas da cidade, um dos melhores é o Aoyama.
Os coreanos já são uma importante parte da população paulistana, portanto se esse é o caso vá ao Portal da Coréia e deixe a atenciosa Regina desfilar pratos na forma tradicional do país asiático.
Os patrícios podem saborear as sardinhas portuguesas na brasa do Dona Florinda ou do Claudius Grill, assim como aproveitar as boas opções de bacalhau de ambas as casas.
Para os mais exóticos existem opções de comida Marroquina, ou Angolana da África ou mesmo a culinária andina da Bolívia e do Peru.
Os pais carnívoros contam com os cortes tradicionais do Templo da Carne ou as deliciosas parrilas do 348 ou La Cabalerizza.
Na hora dos doces escolha entre a excelente Dulce France de Fabrice ou os bolos austríacos da Confeitaria Christina.
Enfim sai para comer mundo afora nesta incrível cidade de São Paulo.