O Amex for Foodies é o resultado de um estudo sobre os costumes e preferências de quem realmente curte a comida na América Latina. Com curadoria de renomados chefs e em parceria com o Guia Michelin, a plataforma de experiências gastronômicas únicas com relevantes chefs em todo o continente busca a união de técnicas e estilos culinários diferentes , além de promover dados exclusivos sobre “Ser Foodie na América Latina”.
A primeira edição aconteceu em Setembro no celebrado Restaurante Tuju, em São Paulo e reuniu três estrelas Michelin em um a única noite, com Ivan Ralston (2 estrelas) e como convidada a Chef Helena Rizzo (1 estrela), do também premiado Maní.
O memorável jantar foi composto de 11 criações de ambos os chefs, desde os aperitivos até a sobremesa. Os itens foram servidos alternadamente, uma criação de cada chef. Os aperitivos foram servidos no área do bar, de onde se podia observar a intensa movimentação da cozinha, com um exército de pessoas trabalhando junto com os chefs nos preparos e finalizações.
A capacidade destes chefs de encantar os comensais foi ficando clara ao passo que eram servidas as primeiras criações.
Ivan Ralston autodefine sua gastronomia como Sazonal Paulista, portanto a sustentabilidade, o frescor e a qualidade são marcas do talentoso chef 2 estrelas. Seus aperitivos apresentados foram a Torta de Tomate Momotaro servida em uma delicada massa crocante de beterraba e decorada com flores de endro, com sabor sútil e certa imparcialidade com o recheio de tempero mais acentuado.
Seu outro aperitivo foi a Asinha de Frango com Marisco, que além de surpreender com a mistura de aves com frutos do mar, também apresentava a asa com aparência intacta, porém desossada, recheada e perfeitamente fechada novamente.
Já Helena Rizzo começou com a Crocante de Pupunha, com Iogurte e Castanha de Pequi. Sua característica de utilizar ingredientes simbólicos da culinária Brasileira estava na protagonista Pupunha que foi apresentada em forma de Chips e também grelhada com molhinho de iogurte e castanhas.
Seu outro aperitivo foi a Veloute de Erva Doce, Ostra, Dill e Pure de Limão. O levíssimo creme de erva doce serve de base perfumada para ostra temperada de tal maneira que até os menos apaixonados por esse fruto do mar. Excelente o resultado! Na apresentação Helena Rizzo transformou ostra em pérola!
Esse foi apenas o começo desta experiência incrível. Passamos ao elegante salão do restaurante e recebemos o Couvert. Pão Rústico Caseiro, Manteiga da Casa e Azeite da Serra da Mantiqueira do cicerone Ivan Ralston. Parece sem novidades, porém mais de 60% das mesas pedirão para repetir. O irretocável pão artesanal quentinho.
Entradas
O Chef Ivan iniciou as entradas com Peixe Azul, Abóbora, Óleo de Amêndoas, Mascarpone e Cambuquira. O peixe claro e macio veio sob as abóboras que além de decorar manteve o peixe aquecido, a abóbora cortada fina e com textura ainda crocante, com seu broto (cambuquira) sabor mais acentuado e mascarpone para completar com um toque de ingrediente internacional.
Na sequência, a Chef Helena Rizzo apresentou a Couve-Rábano, com Farofa de Camarão Seco, Purê de Pimenta Rocoto, Leite de Côco e Chicória do Pará. Neste prato a Chef nos trouxe algumas preciosidades ainda desconhecidas dos brasileiros do Sudeste, como a Couve Rábano de caule com sabor mais acentuado para o herbáceo, a farofinha de camarão seco como uma delicada marca do Norte do país e a exótica Chicória do Pará. Os ingredientes foram levemente banhados em Leite de Coco condimentado com o purê levemente picante.
Pratos Principais
Um dos destaques da noite foi sem dúvida o prato principal servido pelo Chef Ivan Ralston, o Peixe Escama do dragão com Leguminosas e Nage de Cúrcuma. O que chama atenção neste preparo é a manipulação da escama de peixe, como se tivesse sido turbinada de sabor e fixada de volta na pele do peixe com um preparo natural composto de goma de tapioca. Já o Nage, um tipo de court-bouillon mais espesso é o caldo que serve de base para o peixe, com toques de pimenta cayena, cúrcuma e tomilho.
O prato de Helena Rizzo foi Pescoço de Cordeiro, com Berinjela, Pimenta Biquinho e Iogurte de Ovelha. Aqui a chef trouxe o ovino em duas formas (pescoço e iogurte do leite) sendo o pescoço coberto de finas lascas de berinjela e as aromáticas Biquinho. O resultado de sabores diferenciados da carne e seu molho com o iogurte é equilíbrio que faz sentido.
Sobremesa
A experiência foi finalizada com sobremesas inesquecíveis como a Teresinha do Chef Ivan Ralston e o Da Lama aos Caos da Chef Helena Rizzo.
A Teresinha homenageia monoculturas de São Paulo, como a cachaça que foi servida em formato de raspadinha e a laranja inserida em vários formatos.
Já o exuberante Da Lama aos Caos traz Doce de Berinjela Defumada, Coalhada Seca, Pele de Lima da Pérsia, Gelatina de Flor de Laranjeira, Pistaches Caramelados, Crocante de Massa Kneff e Sorvete de Gergelim Preto. O doce de berinjela é único em sabor e a apresentação abusa da contemporaneidade da cozinha da chef.
A precisão e criatividade dos Chefs, além da intensa e constante pesquisa atestam as conquistas e reconhecimento do mundialmente respeitado Guia Michelin.
Para o Olhar Turístico foi um privilégio poder participar e promover o primeiro Amex for Foodies em São Paulo e esperamos que muitos outros sejam programados e demonstrem a capacidade e exclusividade dos melhores chefs da cidade.