A definição de um Amuse Bouche como o da Importadora Chez France é empolgação. A cada passo da degustação harmonizada uma nova descoberta.
Essa foi a maior impressão que tivemos no último evento que aconteceu no restaurante Rendez Vous em Pinheiros, na capital Paulista.
A combinação da proposta com o lugar foi fundamental. Um ótimo encontro da cozinha francesa descomplicada com os melhores rótulos franceses.
O Rendez Vous se classifica como bistrô, com espaços reduzidos para o calor humano, mesas próximas e um pouco da cultura Francesa apresentada em quadrinhos que preenchem os dois salões de serviço.
Mas vamos ao “Aperitivo” ou “Amuse Bouche” em Francês. O Philippe (diretor da Chez France) recebe a todos com um sorriso largo e muita informação. Numa bancada ele expõe os rótulos que serão envolvidos na harmonização, com suas devidas fichas técnicas expostas. Os comensais recebem as taças e as doses dos vinhos conforme o restaurante vai servindo as degustação para cada rótulo.
Nesta oportunidade a sequência foi apresentada assim:
Rillette de atum, salas e maća com brioche com Champagne Vollereaux Blanc de Blancs Brut
A cor amarela pálida com reflexos verdes é envolta por finas borbulhas que sobem à superfície para formar um fino colarinho persistente. O visual sugere um lote elegante muito fresco. O nariz é bastante agradável com aromas delicados de infusão de tília seca, mesclados com notas minerais e aéreas. Na boca, após um ataque franco e acidulado, descobre-se um vinho aveludado e suave.
Região: Champagne
Produtor: VOLLEREAUX S.A.
Teor alcoólico: 12%
Solo: Calcário e um pouco argiloso.
Harmonização: Perfeito como aperitivo, esse Champanhe combinará perfeitamente com pratos de peixes de carne branca, como o tamboril.
Temperatura de serviço: 6-8°C.
Quando degustar: Até 2 anos.
Particularidades: Medalha de Ouro @ Concurso Chardonnay du Monde 2016 Medalha de Ouro @ Concurso Chardonnay du Monde 2015
90 pontos @ Wine Spectator Magazine
91 points @ Wine Enthusiast Magazine – Editors’ Choice
Rillette de atum em brioche
Tartare de salmão de maracujá com Domaine de Saint Ser Cuvée Tradition 2015
Robe amarela clara, com alguns reflexos prateados. Nariz intenso de pêssego, damasco, que revela algumas notas de frutas exóticas, como abacaxi. A boca é bastante redonda. Vinho com um belo equilíbrio e um final com notas de pêssego amarelo.
Região: Provence
Safra: 2015
Produtor: Domaine de Saint Ser
Teor alcoólico: 12,5%
Solo: Argilo-calcário.
Harmonização: Aperitivo, peixes grelhados, salmão com endro.
Temperatura de serviço: 10-12°C.
Quando degustar: De 2 a 3 anos.
Particularidades: Prensagem leve (lagar pneumático). Fermentação em baixa temperatura.
Risotto, tomate seco e rúcula com Domaine Mas Amiel Vertigo 2015
Esse vinho branco é fresco e traz consigo toda a energia de suas jovens videiras. Vinificado com habilidade, com todo respeito à fruta, ele oferece uma perfeita simbiose entre os sabores de frutas de polpa branca e um frescor todo natural embebido de seu terroir de xistos. Um branco brilhante, tônico
e agradável!
Região: Languedoc
Safra: 2015
Produtor: Domaine Mas Amiel
Teor alcoólico: 12,5%
Solo: Xisto em encosta.
Harmonização: Esse vinho harmoniza com frutos do mar, sopa de abobrinha com hortelã, salmão defumado, mexilhões, como também um queijo de cabra fresco.
Temperatura de serviço: 10-12°C.
Quando degustar: Até 4 anos.
Particularidades: Esse vinho provém de uma seleção de jovens parcelas de xistos em encostas. Além disso, a presença de argilas em profundidade favorece um bom regime hídrico para a planta. Essa combinação de calcário de xisto/argila em profundidade é o elemento-chave que evita qualquer estresse excessivo durante o verão. É feito de uma mescla de castas clássica: Grenache branca, majoritária, Maccabeu, Roussanne e Marsanne, expressando todo o dinamismo da juventude. A colheita é realizada inteiramente à mão na última semana de agosto e na primeira semana de setembro. A triagem dos cachos é feita sobre a mesa. Prensagem direta. A retirada da borra é realizada a 10°C, sem processos enzimáticos, seguida de fermentação em tanques de inox de 20 hl.
Risotto, tomate seco e rúcula com Domaine Mas Amiel Vertigo 2015
Terrine de campanha com Rhône Paradox 2014
Vinho de robe rubi, nariz de compota de framboesa e especiarias doces (canela). Na boca, um ataque sedoso, uma fruta vermelha explosiva, com uma boa persistência aromática.
Região: Côtes du Rhône
Safra: 2014
Produtor: Halley – Luc Baudet
Teor alcoólico: 14,5%
Solo: Seixos rolados villafranchiens (com componente argilo-siltoso).
Harmonização: Esse vinho tinto frutado acompanhará muito bem carne de boi grelhada, cordeiro ou pato e também pratos ensopados.
Temperatura de serviço: 16-18ºC
Quando degustar: Até 5 anos.
Particularidades: Vinho produzido por Luc Baudet na vinícola do Château Mas Neuf.
Rosebeef, batatata vinegrete molho tartar com Château Les Gauthiers 2014
Vinho de cor vermelha viva e intensa. Com aroma de frutas vermelhas aciduladas, como o cassis, frescor do buquê, que se expressa mais após uma leve aeração. Na boca é um vinho bem volumoso e opulento, com uma boa persistência aromática, com final em aroma de frutas vermelhas.
Região: Bordeaux
Safra: 2014
Produtor: Château Les Gauthiers
Teor alcoólico: 13%
Solo: Argilo-calcário.
Harmonização: Esse vinho acompanha perfeitamente carnes vermelhas, peito de pato grelhado, carnes de caça e queijos.
Temperatura de serviço: 16-18ºC
Quando degustar: Até 5 anos.
Particularidades: Medalha de Prata em Bruxelas.
Proveniente de um vinhedo de trinta anos, com uma densidade de 4.000 a 5.000 pés/ha, com cultura e manejo sustentável, somente com compostagem orgânica, capinagem a cada duas fileiras, a outra de forma de cultura tradicional. As uvas são colhidas e triadas mecanicamente, delicadamente esmagadas, são estocadas em cuba de cimento como antigamente em mosto imerso, permitindo uma extração perfeita de todos os aromas frutados, onde vai acontecer a vinificação sob controle de temperatura entre 25° – 30°C.
Rosebeef, batata vinagrete e molho tartar com Château Les Gauthiers 2014
Ovo meurette com Château Petit Bouquey 2012
A Merlot é o destaque na elaboração desse vinho. O nariz é bastante frutado (pequenas frutas vermelhas bem maduras), acompanhado de notas animais leves e condimentadas. Na boca, a fruta exala. Suave no ataque, equilibrado e opulento.
Região: Bordeaux
Safra: 2012
Produtor: Château Petit Bouquey
Teor alcoólico: 12,5%
Solo: Graves e arenosos.
Harmonização: Vitela, pato, camembert, carne de boi, champignons, carnes com molhos, berinjela recheada.
Temperatura de serviço: 16ºC
Quando degustar: Até 5 anos.
Particularidades: Entrada da colheita por gravidade para aproveitar apenas a quintessência dos cachos. Excelente relação qualidade/preço. Enólogo renomado: Stéphane Toutoundji, estrela ascendente de Bordeaux.
Ovo meurette com Château Petit Bouquey 2012
Château Chante Alouette 2014
Inicialmente, o olhar é atraído por sua bela cor expansiva, a harmonia continua na boca com elegantes notas frutadas, uma boa estrutura, frescor e um belo equilíbrio. Bom comprimento. 65% Merlot, 14% Cabernet Sauvignon, 16% Malbec e 5% Cabernet Franc
Região: Bordeaux
Safra: 2014
Produtor: Château Chante Alouette
Teor alcoólico: 13%
Solo: Argilo-cascalho.
Harmonização: Frango assado no forno, pato, carne vermelha com batata frita.
Temperatura de serviço: 17ºC
Quando degustar: Até 5 anos.
Particularidades: Uma propriedade familiar administrada de forma tradicional (calçamento, desenraizamento, retirada mecânica de ervas) para garantir uma excelente qualidade. A maceração é por volta de 3 semanas com frequentes reviravoltas. A fermentação é em tanque de inox com maturação em barrica nova. Excelente relação preço/qualidade.
Pana cotta de frutas vermelha com Domaine de Saint Ser Cuvée Prestige Rosé 2014
Panacotta de frutas vermelhas com Domaine de Saint Ser Cuvée Prestige Rosé 2014
De cor rosa cristalina, este vinho rosé possui nariz intenso de pêssegonectarina.
Extremamente requintado, apresenta uma boca que se revela
ampla e complexa com aromas de pequenas frutas vermelhas. Este rótulo
é de agradável frescor com um final intenso e acidulado.
Região: Provence
Safra: 2014
Produtor: Domaine de Saint Ser
Teor alcoólico: 13%
Solo: Argilo-calcário. Desenvolvimento sobre entulhos calcários da era Jurássica. Face sul – declividade média de 5% – bastante ventilada.
Harmonização: Aperitivo, grelhados, dourado ao estragão ou ao funcho, Bouillabaisse..
Temperatura de serviço: 8-10°C.
Quando degustar: A ser consumido hoje mesmo, levando-se em conta sua vivacidade e seu terroir, os rosés da Sainte-Victoire têm um potencial de envelhecimento de 2 a 3 anos.
Particularidades: O rendimento é de 35hL/ha. Trata-se da cuvée que permitiu ao domaine de Saint-Ser edificar a sua notoriedade. Medalha de Ouro em Paris 2008; Medalha de Ouro Mundial do Rosé 2009; Medalha de Prata Mundial do Rosé 2010; Medalha de Prata Mâcon 2010; Medalha de Bronze Paris 2010.