Ícone do site Olhar Turístico

Atobas Brancos de Abrolhos

No Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que fica no litoral sul da Bahia, só existe uma trilha. A trilha fica na única ilha onde se pode desembarcar quando em visita ao parque.

Apesar de muita da atenção dos visitantes estar voltada para as baleias Jubarte que por lá costumam aparecer, as aves marítimas são freqüentadoras assíduas das ilhas e não passam despercebidas. São 26 as espécies encontradas, mas apenas quatro vivem lá.

Dentre as habitantes da ilha, a maior delas, o Atoba faz ninho em plena trilha. Os ficais do IBAMA acompanham a visita dando informações sobre a rica fauna local.

Estas aves pescadoras vivem nas ilhas e lá fazem seus ninhos. Se medido com as asas abertas este animal pode chegar a 1.5 m. Mas os espécimes da ilha já estão acostumados com a presença humana e mostram-se amistosos quando observados.

O grande diferencial desta trilha além da paisagem espetacular é a possibilidade de se aproximar destas aves.

Suas penas são “impermeabilizadas” com substancia liberada naturalmente para ajudá-los em mergulhos profundos de até 8 metros, para pescar lulas e peixe-agulha preto, sua dieta predileta.

Com a substancia proveniente de uma glândula localizada na cauda, a ave sai da água com as penas secas e prontas para voar. Quando vistas com o bico aberto estão se aquecendo após a atividade náutica.

A pesca é farta no arquipélago formado por cinco ilhas e detêm colônias de corais, alguns endêmicos deste litoral. Apenas na Ilha do Siriba é permitida a visitação, mas as outras ilhas do arquipélago incitam os visitantes formando um cenário de beleza singular a 60 kilometros da costa sul da Bahia.

 

Sair da versão mobile