Especialmente composta de elementos afros, esta capital, a primeira do Brasil, oferece um extenso cardápio de atrações que merecem um roteiro bem pensado para extrair o melhor de uma visita à cidade.
O tradicional continua atual em termos turísticos na cidade, portanto uma visita de mais de um dia ao Pelourinho e locais históricos proporciona uma melhor exploração das principais atrações. Somente o caminhar pelas ladeiras do centro histórico já vale a viagem, pois demonstra uma urbanização centenária; é como um museu a céu aberto. É chamado de Centro Cultural do Mundo pela Unesco que certificou Salvador como Patrimônio da Humanidade.
Esta é cidade com maior número de descendentes africanos no mundo, portanto, centro da cultura afro-brasileira. Isto se traduz em arte, as pessoas nas ruas, gastronomia e locais da cidade.
Certamente, uma experiência única, um destino singular. A mistura das religiosidades é evidente, assim como a presença de várias culturas e costumes.
No Pelourinho notadamente encontram-se muitos locais a serem visitados. Mas como Salvador é Cidade Alta e Cidade Baixa, os locais mais importantes encontram-se também em outras regiões.
De lá, a cidade é ainda mais empolgante. Este passeio representa conhecimento cultural e apreciação visual diferenciadas.
Um dos marcos arquitetônicos é o Elevador Lacerda. Ele leva os visitantes à Cidade Alta com vista para o mar.
Uma vez lá em cima, conheça o Pelô de ônibus Double Deck. Estes ônibus são interessantes em dias de pouco sol.
Mas se preferir, passear a pé é a melhor opção para quem quer detalhes histórico – culturais da cidade. Existem bares e lojas, além das intermináveis igrejas e museus.
A Igreja de São Francisco, com suas toneladas em ouro, a belíssima vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o museu, deveriam ser incluídos na lista de prioridades da visita. É considerada uma das mais belas e significativas expressões do barroco português no Mundo.
Conheça também a Igreja do Carmo, com seus túneis de até 8 km, por onde só os escravos caminhavam. Procure a entrada da cripta ao lado da igreja.
Se estiver à procura de um local cinematográfico, vá à igreja que serviu de cenário de “O Pagador de Promessas”. Suba as mesmas escadas que Leonardo Vilar usou nas cenas centrais do clássico do cinema brasileiro.
As ruas e ladeiras exibem a arte afro brasileria, pinturas Naif, e restaurantes típicos.
E por falar em restaurantes…
Embora seja conveniente a moderação, além do acarajé, encontrado em vários locais, a gastronomia baiana convida para uma viagem de descoberta de cores e sabores. Um dos locais onde se pode conhecer vários pratos da culinária local é o Restaurante do Senac, também no Pelourinho, ou o acarajé do Rio Vermelho (melhor no horário noturno).
Além do Pelourinho, as atrações mais tradicionais da cidade são a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, cuja lavagem da escadaria é dia 15/01. Vá buscar sua fitinha, muito usada pelos fiéis.
Embora Salvador não tenha seu maior atrativo nas praias, a famosa Praia de Itapoã, imortalizada pela Bossa Nova, proporciona uma vista pitoresca de seu farol.
Outro grande atrativo é o bem cuidado Jardim Zoológico Municipal.