Um reduto portenho em São Paulo. Com cardápio, arte, musica e culinária dos argentinos, o restaurante Bárbaro na Vila Olímpia é um dos mais simpáticos da cidade. O local tem paredes vermelhas e bom espaço entre as mesas, por onde passam os cantores de tango e dançarinos em algumas noites.
Alguns dos funcionários são “importados” da Argentina, talvez para aproximar ainda mais os clientes do ambiente de Buenos Aires! Freqüentado por jovens, argentinos da cidade e famílias, não é raro serem vistas figuras do mundo artístico e esportivo.
Os simpáticos proprietários da casa estão sempre presentes, no Bárbaro e no outro restaurante da família, o Che Bárbaro na Vila Madalena. Encontramos o argentino Juan German e sua filha, a brasileira Alejandra. No restaurante da Vila Madalena fica o filho Martin. A qualidade do atendimento, o sabor dos pratos e o calor do ambiente garantem uma experiência diferente e saborosa.
Como não poderia deixar de ser, a refeição argentina inicia com empanadas. Ou podem simplesmente ser um salgado saboroso para tomar com vinho. German nos conta que os sabores e formatos de empanadas variam muito na Argentina, conforme se avança para o interior e outras regiões.
Algumas empanadas já valem a visita ao restaurante. Aqui conhecemos uma com recheio bem tradicional e outra com toque contemporâneo. A Humita é uma receita antiga do noroeste da Argentina e que está presente em outros países andinos.
Uma receita andina – incaica para começar. No recheio um creme de milho mais consistente, com açúcar e noz moscada. Isso envolto em uma massa assada, fina e delicada.
Já a Empanada Gourmet (em destaque) é feita em massa de pizza, servida alta com o recheio vazando pelo topo como fosse um vulcão. O recheio é de Matambrito (carne de porco temperada, assada e desfiada) com Requeijão. Muito bom!
Após as empanadas, chegam os temperos especiais para a refeição, como o típico Chimichurri e a Salsa Criolla, similar ao mais conhecido vinagrete, porém aqui, mais temperada.
[column size=”1-2″ style=”0″ last=”0″]
[/column]
[column size=”1-2″ style=”0″ last=”1″]
[/column]
Duas das mais conhecidas especialidades da cozinha argentina, a Morcilia (feito de sangue e outras especiarias) e o Lomo (filet mignon) à Milanesa são grandes opções para saber o que os argentinos tradicionalmente beliscam antes da carne.
Com respeito às carnes, são todas importadas, e aqui, segundo German, da raça Hereford. Uma raça inglesa, com influência da raça holandesa, que lhe conferem pelagem vermelha com a cara branca, patas mais curtas, porte forte e robusto.
O restaurante escolheu o Asado de Costela com Papa Quimérica para exemplificar suas especialidades. Ótima escolha, não só pelo sabor e beleza, mas pela originalidade.
O Asado traz um sabor forte em contrapartida com a cremosa e única Papa Quimérica, que tem consistência de purê recheado com requeijão derretido e uma fina casquinha dando a forma de uma bola. Uma das melhores papas da cidade!
A sobremesa argentina tem um carro chefe o Dulce de Leche. Em muitas casas são servidas as panquecas de doce de leite. Aqui ela foi servida com doce de leite também importado, massa leve, delicada e que acompanhava morango e sorvete de creme.
O animado Bárbaro retrata o lado festivo e delicioso do nosso maior vizinho. Vale a pena conhecer. O restaurante entrega uma delicada e gostosa cortesia antes dos visitantes saírem, mini alfajores de maisena. Da vontade de voltar…
[spacer size=”10″]
Bárbaro Restaurante
Rua Dr. Sodré, 241 – Vila Olimpia
São Paulo – SP
(11) 3845-7743