No pacote oferecido pela Serra Verde que opera os trens turísticos, além das passagens de trem inclui almoço típico em restaurante local e o retorno de van pela Estrada das Graciosas.
Portanto o almoço será o mais tradicional do Estado, o Barreado, o prato típico do litoral do Paraná. Além de saboroso, seu preparo oferece um entretenimento à parte, pois é finalizado na mesa com um ritual Açoriano de 300 anos.
A receita é elaborada com carnes bovinas (no Serra Verde Express utilizam músculo traseiro) cozidas por até 20 horas em panelas de barro. A vedação utilizada para tampar a panela é feita de farinha e água, para que não escape o vapor. este processo é conhecido como barreado.
O prato é apreciado não apenas no Brasil, mas também em Portugal, na Espanha e até na Inglaterra. Após o cozimento a carne desfia e libera um caldo saboroso acrescentado dos temperos locais como cebola, bacon, alho e loro.
A refeição é composta de vários acompanhamentos no restaurante do Serra Verde Express. São trazidos à mesa Bolinhos de Siri com molho de pimentão das três cores, a banana, que pode ser fatiada sobre o prato, arroz, salada, camarão e peixe frito.
Veja onde ficar e o que fazer em Curitiba
O Barreado é preparado como um pirão e sua consistência vai do gosto do cliente que pode misturar a farinha de mandioca às carnes até engrossar. Em alguns locais era costume virar o prato sobre a cabeça e se o Barreado não caísse estava bom.
O prato pode ter sido introduzido na época do “entrudo”, o precursor do carnaval, em Antonina, quando apos a folia o prato era servido. Mas também pode ter sido trazido pelos tropeiros vindos do planalto. Seja lá como foi que surgiu, o fato é que faz sucesso há muito tempo e vale a pena ser conhecido, até porque é delicioso e substancioso.
Serviço
Serra Verde Express Restaurante
End.: Rua General Carneiro, s/n – Centro, Morretes – PR
Fone: (41) 3462-4333
http://serraverdeexpress.com.br
.
.
Oferecimento: