A Bélgica teve pouca participação nas imigrações para o Brasil, mas houveram algumas inserções em São Paulo e Santa Catarina durante o século XIX.
Este pequeno país já foi ocupado pela Espanha e pelos nazistas, tem uma atividade portuária significativa e algumas preciosidades em sua história gastronômica.
Este país é considerada o berço das batatas fritas, por exemplo. Algo que se pensava francês. Também são eles que desenvolveram o waffle, que aqui é mais conhecido por favo holandês.
Além é claro de ser considerado o local dos melhores chocolates do mundo. Tudo isso em um país de planícies, com a maior altitude chagando somente a 600 metros, mas que concentra nesse pequeno território muitas inovações culinárias, típicas de um país maior.
Sua gastronomia está muito ligada à francesa, mas pelo visto, algumas invenções foram da Bélgica para a França. Até o moule et frites ( mexilhões com batata frita) eles clamam ter introduzido primeiramente em seu litoral. De qualquer forma, ter a culinária francesa como base já é uma grande vantagem.
De certa forma, o mesmo acontece com o chocolate, que está em todas as lojas e fabricas diferenciadas de chocolate e doces.
Em muitos locais especializados usa-se como categorização do estabelecimento expor o uso do verdadeiro chocolate belga.
Porém existem locais que são verdadeiramente belgas na cidade.