A Bienal de Arte Fotográfica Brasileira acontece há 19 anos, reunindo fotografias enviadas pelos 107 Fotoclubes do país, associados à Confederação Brasileiras de Fotografia, fundada em 1958.
Este ano a Bienal recebeu 1800 imagens e foram aceitas 85 fotos para participar da Bienal.
Como já acontece há alguns anos, o Grupo Luminous de Fotografia liderou a classificação dos Foto clubes, seguido pelo Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul e pelo também paulistano Foto Cine Clube Bandeirante.
O Foto clube Luminous do bairro do Jabaquara em São Paulo incentiva com afinco seus associados a enviarem suas fotos.
O orgulhoso diretor Barbosa do Luminous faz a meticulosa curadoria e oferece suporte na edição das imagens, se necessário. Os resultados não poderiam ser melhores.
Em 2015 nada menos que 78 fotos do Foto Clube paulista foram aceitas para a Bienal.
Dentre os fotógrafos do Luminous está Juliana Bruder, com duas imagens selecionadas. As imagens de Juliana foram captadas durante a Expedição Amazônia.
A foto Lava Jato, foi captada durante um passeio a pé na Cidade de Novo Airão, que fica à beira do Rio Negro. Este inusitado estabelecimento existe e além do porquinho de estimação, a garota ainda mantém uma cobra entre os pneus.
A foto Vida Ribeirinha expõe as populações que habitam as margens do alto Rio Negro, a mais de 200 km de Manaus. Vivendo em casas de madeira, quase sem paredes, os moradores dormem em redes.
Todos os anos é realizada uma exposição das fotos selecionadas pela Bienal Cor. Este ano será realizada até 31 de outubro em Ribeirão Preto.
O local escolhido foi o belo Centro Cultural Palace, construção de 1914, que fica junto ao histórico Theatro Pedro II e a famosa Choperia Pinguim.
No espaço do sótão restaurado do Centro fica a exposição com 200 fotos.
XIX Bienal de Arte Fotográfica de Brasileira em Cores ( até 31/10/2015)
Centro Cultural Palace
Endereço: Rua Álvares Cabral, 322 – Centro,Ribeirão Preto – SP
Telefone: (16) 3636-9187