As garrafas de vinho penduradas no teto do salão, cores verde, vermelho e branco cintilando no ambiente remetem aos restaurantes italianos antigos de São Paulo e são marcas características das Cantinas Paulistanas.
A história da cozinha cantineira por aqui começou no final do século retrasado, quando os primórdios empórios e adegas italianas serviam vinhos e alguns petiscos para os oriundi . Os imigrantes foram os primeiros clientes deste tipo de estabelecimento, mas que logo foram adotados por toda a sociedade paulistana. Esta cozinha foi criada através do tempo, pelos garçons das casas mais antigas como o Gigetto e que se espalharam com seus próprios restaurantes pela cidade, com inspiração do sul da Itália e muita criatividade.
Por isso os garçons também são uma parte importante do código cantineiro, geralmente com muitos anos de casa, com uniforme às antigas e atendimento informal e personalizado. As listas consideráveis de molhos para as massas também faz parte da identidade cantineira da cidade, sendo que alguns foram criados nas próprias cantinas.
A Cantina Di Salerno em Pinheiros provoca essa sensação de saudades. Em seu cardápio encontram-se vários dos clássicos de cantinas paulistanas, como carnes, aves e massas, em porções generosas que servem facilmente duas ou mais pessoas. Bandejas grandes, muita comida…. Sabe como é, cantina é fartura!
Ao som de músicas românticas antigas, italianas claro e lá vamos nós para a década de 80, bem no início, quando a Cantina foi aberta!
Na mesa, o início da refeição é típica, com Pão Italiano, Sardella e Berinjela. A boa surpresa é a Bruschetta com molho de tomate e queijo, que bem assada vem mais cremosa e saborosa, porém crocante.
O queijo é um dos principais ingredientes desta cozinha, portanto um dos itens de entrada é o Provolone à Moda do Capo, larga fatia de Provolone temperado com orégano e azeite e derretido em uma travessa, chega à mesa a ponto de fazer fios derretidos entre o prato e a fatia do pão italiano. Num vai sujar a camisa, hein belo!
O filho do fundador do restaurante, Marcelo recomenda o Fusili à Calabresa. Aqui o Molho ao Sugo leva calabresa, brócolis, calabresa e parmesão e se espalha pela massa consistente. Um prato para no mínimo duas pessoas com fome.
Um dos pratos mais tradicionais da cozinha cantineira, a Perna de Cabrito se tornou um prato dominical da cidade, muito apreciado tanto na versão cordeiro como cabrito. A carne de cabrito é mais consistente, mas traz em si o sabor original desta receita. O Cabrito do Chef da Cantina di Salerno chega à mesa desossado, macio e guarnecido de brócolis, alho e batatas coradas.
A sobremesa também não poderia ser moderninha, tinha que ser tradicional, o Pudim de Leite. Segundo pesquisas lidera a preferencia dos paulistanos em termos de doces.
O pudim da Cantina di Salerno é consistente e saboroso, com os de antigamente…
A Cantina di Salerno representa de forma fiel a verdadeira Cozinha Cantineira, um patrimônio imaterial da cidade de São Paulo, a Capital Mundial da Gastronomia.
Cantina di Salerno
Endereço: Rua Francisco Leitão, 336 – Pinheiros – SP
Telefone: (11) 3064-6757
http://www.cantinadisalerno.com.br/