A Castelões é a pizzaria mais antiga de São Paulo, em funcionamento desde 1924, no mesmo bairro onde a comunidade italiana primeiro se estabeleceu na cidade, no Brás. Vicente Donato, que era garçom, virou gerente, depois proprietário e sua família administram a casa há três gerações.
A Castelões preza pela tradição e suas pizzas continuam fazendo sucesso, tanto que clientes de todas as partes da cidade substituíram a clientela local antiga. Mas o salão continua remetendo a uma São Paulo de outros tempos, com garrafas penduradas e inúmeras fotos nas paredes. O lugar conserva letreiro, mesas com toalhas quadriculadas nas cores da Itália e aparência original apesar de seus 90 anos de serviços.
Fornecedores antigos, ingredientes ainda escolhidos e preparados à moda antiga, método artesanal… Foi ao longo dos anos um dos locais prediletos para comemorações esportivas e políticas da cidade. Este museu gastronômico demonstra o pioneirismo da culinária italiana nos hábitos alimentares dos paulistanos.
Na entrada do restaurante fica uma mesa de acepipes, com numeras receitas típicas de antipasti italianas, com a berinjela enrolada com tomate seco, caponata e grelhada, sardela, salada de pimentão, de grão de bico, de feijão branco e de feijão fradinho, entre outras.
A mussarela é testada toda semana, enquanto no salão é possível ver as calabresas penduradas, que estão curando, para depois rechearem os discos. Do forno inaugurado em 1931 saem redondas com massa grossa e bordas altas e fartas.
São apenas 18 tipos, dos mais tradicionais, a última a ser introduzida no cardápio foi há 15 anos. A campeã com 45% dos pedidos é a Castelões com molho de tomate fresco e calabresa,coberta de mussarela. A Marguerita segue com 40% dos pedidos.
Para sobremesa raridades italianas como canoli, sacrapantina e a também tradicional Torta de Ricota completa a refeição que faz voltar no tempo.
Cantina e Pizzaria Castelões
R. Jairo Góes, 126, Brás, SP
Tel. (11) 3229-0542