Situado no Mezzanino do Hotel Hilton Morumbi, em São Paulo, este restaurante conta com menções honrosas nas quatro últimas edições do Guia Michelin para o Brasil. A gastronomia está sob o comando do Chef Rodrigo Mezadri que apresenta a cozinha Ítalo – Brasileira no cardápio do jantar e posiciona o Canvas como um dos melhores Fine Dinning da cidade.
O elegante restaurante, de paredes de concreto aparente e iluminação aconchegante tem em sua estrutura contemporânea uma galeria de arte aérea que fica acima das mesas, com grandes quadros flutuando sobre os comensais e a possibilidade de percorrer uma passarela suspensa para contemplar as obras de perto e avistar o restaurante de cima. As exposições de importantes artistas brasileiros são temporárias e complementam a experiência dos visitantes do Canvas de aliar arte e gastronomia.
O cardápio foi elaborado com extensa pesquisa de preparo, ingredientes e costumes, baseados na gastronomia do norte da Itália, local de origem da família de Mezadri que comenta:
“As releituras dos pratos que integram o novo menu me remetem à minha infância, pois minha família é italiana e as receitas trazem uma pitada dessa memória afetiva”.
Um dos principais destaques do restaurante é que os ingredientes utilizados são em quase sua totalidade regional e de pequenos produtores. Com isso não apenas a imprescindível sustentabilidade está presente na operação, mas também, seguindo a sazonalidade, a oportunidade de apresentar produtos da melhor qualidade e o mais frescos possível.
O clima artístico chega à mesa primeiramente por meio do couvert em formato de godê, com bisnaga de manteiga e principalmente a Focaccia feita na casa com azeite do interior de São Paulo.
Notas de degustação:
Esta é uma das principais tentações do jantar; a combinação do frescor e maciez da focaccia feita na hora, com a suavidade e perfume do azeite da Serra da Mantiqueira, próximo a São Paulo.
De forma geral, a gastronomia apresentada no Canvas causa impacto visual, como se fossem servidas pinturas, que traduzem o trato meticuloso em cada prato servido no restaurante. Seja pela iluminação direta e baixa sobre a mesa de forma a facilitar a contemplação dos pratos, seja pela delicada cerâmica utilizada para o serviço, seja pela técnica apurada do Chef em finalizar irretocavelmente cada preparo, os pratos são verdadeiras obras de arte.
As técnicas e receitas italianas recebem ingredientes regionais, inspirações antepassadas e muita criatividade. Até mesmo algumas das saladas do cardápio apresentam complexidade, como foi é o caso do figo em sous vide da Salada de Aspargos.
E como estamos em São Paulo, releituras de algumas receitas tipicamente italianas ou dos imigrantes pode ser o máximo em comfort food. A Fregolla Montecata pode causar uma estranha sensação familiar que chega a ser marcante.
A seqüência de preparos tem destaques como o Risoto de Caju, que traduz em cores, sabores e aromas o nível da cozinha do Chef Rodrigo e sua equipe.
A adega do restaurante é reconhecidamente uma das mais completas e bem montadas da cidade. As recomendações de harmonização com os pratos são parte da experiência e podem render momentos de muito prazer e descoberta de sabores.
As sobremesas como o Bonet, com espuma de avelã e outras diferentes texturas trazem o mesmo capricho na apresentação, com muita delicadeza nos paladar para encerrar a refeição.
O Canvas Bar e Restaurante e seu brilhante chef Rodrigo Mezadri estão no caminho certo da dedicação, parcerias, sustentabilidade, diferenciação, esmero, criatividade, técnicas e amor pela gastronomia. Parabéns.