A Colômbia faz fronteira com o Brasil na região da Amazônia, porém nem só de floresta é formado o país vizinho.
Com litoral para o Pacífico e para o mar do Caribe, além dos Andes, desertos e a floresta equatorial, esse país tem uma diversidade muito grande de climas e solos sendo capaz de produzir uma ampla variedade de alimentos.
Para aproveitar estas condições especiais, os colombianos contam com escolas públicas de gastronomia, uma delas a SENA (Servicio Nacional de Apendizaje) distribuída pelo país e que forma os cozinheiros capazes de preparar os pratos típicos e da culinária contemporânea com as benesses do solo.
O que se repara é que muitos dos ingredientes são conhecidos também no Brasil, porém trabalhados de forma autentica colombiana. Caso do milho, um dos principais componentes da mesa da Colômbia, do café, das batatas e dos frutos do mar.
Para a maioria dos colombianos o Brasil parece distante para imigração, pois são 6 dias de barco somente até Manaus. A inóspita floresta amazônica representa um grande obstáculo, mas os imigrantes urbanos estão presentes na capital do Amazonas e São Paulo.
Em São Paulo pode-se encontrar as especialidades colombianas em um lugar que preza o cardápio latino.
Claro que por ser um país latino não deixa de ter um toque espanhol na sua gastronomia, mas a capacidade criativa e as lições dos nativos ancestrais deixam a cozinha colombiana muito diversa e atendendo a todos os paladares.