Até o dia 08 de maio o Comida di Buteco vai eleger o melhor boteco de São Paulo. Os amantes da boemia e do bom boteco poderão votar nos melhores em suas opiniões.
Na cidade de São Paulo, são 76 butecos participantes, com petiscos a preços acessíveis (até R$ 27) competindo pelo primeiro lugar – mas, assim como manda a tradição, não é apenas o sabor que vence o CdB, e sim o conjunto da obra, como petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Os butecos que se projetarem entre os melhores colocados, passam para a etapa nacional e disputam o posto de Melhor Buteco do país, segundo o Comida di Buteco.
E esse ano promete muita novidade, pois também traz outra surpresa: o tema livre para a elaboração dos petiscos. Ou seja, os competidores poderão usar de toda a criatividade para o desenvolvimento dos sabores que vão compor seus pratos.
“Nossa razão de existir, no Comida di Buteco, é transformar vidas através da cozinha de raíz, evidenciando que o buteco é uma extensão das casas dos brasileiros. Estamos felizes em voltar às origens, com a dinâmica presencial, e celebrando a sobrevivência, a alegria e, também, a cultura brasileira”, ressalta Flavia Rocha, Diretora de Comunicação e Novos Negócios. “Mudar vidas faz parte de nosso propósito e estamos animados com a possibilidade de dar destaque e ajudar a crescer ainda mais comércios”, finaliza a executiva.
MECÂNICA DO COMIDA DI BUTECO
É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.
Nota do autor:
Há anos participamos do Comida di Buteco como jornalistas e amantes de boa comida. Vale a pena conhecer essa cozinha, muitas vezes “baixa gastronomia”, mas que sem firulas, por vezes apresenta o que há de melhor em comida de bar. Recomendadíssimo!