Ícone do site Olhar Turístico

Complexo Itaipu

Aos que visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a obra de engenharia que já foi considerada a maior do mundo salta aos olhos por seu tamanho e diferentes componentes.

Além da enorme barragem que proporciona a geração de energia para o Brasil e o Paraguai existem outros prédios e construções com finalidades complementares a esta operação.Uma delas é o vertedouro.

Principalmente na época de chuvas, o Rio Iguaçu fornece água mais do que suficiente para a hidrelétrica sendo que parte da vazão do rio deve ser desviada por meio de canais inclinados até o vertedouro.Este tem a função de medir a vazão e retornar a água para o rio paralelo às turbinas da usina.

Para os turistas que visitam o complexo Itaipu, uma das opções de parada é para o mirante em frente ao vertedouro. A imagem que se obtém do mirante em frente ao vertedouro impressiona pela forca e proporções gigantescas.Trata-se de três calhas com comportas de aço de 20 x 21,34 mts, que se abrem de acordo com o nível do lago que antecede a usina.

A vazão do vertedouro de Itaipu é equivalente a 40 Cataratas do Iguaçu com 62,2 mil m³/seg.. Esse dilúvio despenca de um tobogã de 30 metros para formar um regurgito de 10 metros e, finalmente, voltar ao leito rochoso do Rio Paraná, a 40 metros de profundidade.

Mesmo com mais de 300 metros de largura, ainda assim o maior vertedouro do mundo não PE o de Itaipu, mas está em Tocantins, no centro do Brasil, realmente um país de águas infinitas.

Para visitar o vertedouro basta incluir na sua visita na entrada do parque que oferece vários pontos turísticos dentro de sua imensa área.

Serviço

Dentro do complexo Itaipu
www.itaipu.gov.br

Sair da versão mobile