Uma das mais reconhecidas marcas da cidade de São Paulo, inclusive ou principalmente para os tursitas que visitam a cidade é a exuberância e a qualidade dos restaurantes italianos. Nem podia ser diferente numa cidade que há 100 anos tinha o Italiano como língua oficial e viviam nela mais imigrantes e descendentes do que todos os outros povos.
A cozinha de influência italiana foi uma das primeiras a ser disseminada pela sociedade paulistana, conquistando espaço e todos os bairros e inclusive em famílias que não tinham essa descendência.
Desta verdadeira paixão surgiu um outro tipo de cozinha, essa sim autêntica paulistana, a cozinha cantineira, onde se misturaram técnicas e receitas do país da Bota e a criatividade interminável de cozinheiros, muitos deles nordestinos que sempre ocuparam as cozinhas dos restaurantes de São Paulo.
Para discutir esse tema tão intenso e apaixonante acontece hoje à noite o Debate: As Cozinhas Italianas em São Paulo, no Istituto Italiano di Cultura. O encontro propõe uma viagem pela linha do tempo da cozinha italiana no Brasil, partindo das tradições em torno das mesas dos primeiros imigrantes aos dias atuais. O bate-papo também versa sobre a evolução dos restaurantes italianos em São Paulo ao longo dos anos.
É possível transpor a tradição culinária de um determinado país sem submeter o cardápio a qualquer tipo de adaptação? Qual é a linha que separa a inovação de uma adaptação? Comer à moda italiana no Brasil é o mesmo que comer na Itália? A partir dessas perguntas, o debate entre os especialistas vai abordar os desafios da área e os hábitos alimentares nos dois países.
Participantes:
– Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina, em São Paulo.
– J.A. Dias Lopes, jornalista, especializado em gastronomia histórica e diretor de redação da revista Gosto.
– Juscelino Pereira, restaurateur – proprietário do restaurante Piselli e autor do livro Itália para Comer e Beber Bem, escrito em parceria com Gerardo Landulfo.
– Giacomo Campodonico – chef de cozinha italiano, está à frente da Trattoria All’Ulivo, localizado em Lavagna, no sul da Ligúria.
– Silvana Azevedo (mediadora), jornalista e doutoranda da USP, especializada em gastronomia italiana.
Sobre Silvana Azevedo
Jornalista especializada em gastronomia, pesquisadora e doutoranda em cozinha italiana na USP e sócia da empresa Ao Sabor da Letra. Foi uma das coordenadoras e editoras da Coleção Folha Cozinhas da Itália, atuou como expert regional do livro Where to Eat Pizza – The Last Word on the Slice, sobre as melhores pizzas do mundo, publicado pela editora inglesa Phaidon, e realizou a curadoria gastronômica do evento Viva! Itália, no Museu da Imigração, em fevereiro de 2017. Na imprensa, trabalhou como repórter e crítica de restaurantes da Veja São Paulo durante 13 anos e foi crítica da revista Época São Paulo entre 2008 e 2011.
Local: Istituto Italiano di Cultura
Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis, São Paulo
Quando: dia 25, às 19h30