A Gastronomia Grega tem fortes características mediterrâneas, pela sua localização ao final do Mar Mediterrâneo, onde se inicia a Ásia e o Oriente Médio. Ao longo e muito longo tempo de existência, a culinária grega foi oxigenada por civilizações antigas agregando aspectos destas e influenciando gastronomias árabes, turcas, italianas e dos Bálcãs.
Nas ilhas, o azeite é o ingrediente mais tradicional da cozinha. Usa-se em praticamente todos os pratos, devido à grande presença das oliveiras no país.A utilização de ervas e temperos excede as outras cozinhas da região, inclusive as ervas doces como cravo e canela.
Lá, pratos com carne bovina são mais raros devido a fácil adaptação de cabras e ovelhas ao terreno, em compensação, em formato de arquipélago, a Grécia dispõe de frutos do mar de forma abundante.
O curioso desta culinária é a forte influencia de pratos da Grécia Antiga, de tempos Bizantinos e Otomanos. Alguns pratos como Boureki ou as burekas, são também encontradas nos Balcãs -(Gastronomia Bulgara – Casa Bulgara).
Durante muitos anos os gregos têm vindo em numero reduzido, mas constantemente para o Brasil.
Durante três fases distintas, importantes empresários se transformaram em governantes e políticos no Brasil, desde a época do império.
Atualmente o maior número de gregos e descendentes no Brasil esta em São Paulo, dedicados ao comercio, principalmente no bairro do Bom Retiro.