Ícone do site Olhar Turístico

Portugal – O que vem do Mar e d’além Mar

Portugal é uma nação com pré historia humana datada de 500 mil anos e que ao longo do tempo foi ocupada pelos principais povos exploradores. Primeiro os Fenícios, Cartagineses, Celtas… Depois vieram os romanos. Inclusive germânicos e muçulmanos passaram por Portugal, até que fosse fundado pelos cristãos em 1139 o Reino de Portugal, entre os rios Minho e Douro.

Entre os séculos XV e XVI este país já comandava todos os mares em explorações marítimas que iriam expandir em muito suas fronteiras por meio de colônias em outros continentes.

Com territórios na África, Ásia, Américas e Oceania, Portugal se tornou o primeiro grande império da história mundial. Problemas de sucessão, conflitos internos e outros contratempos provocaram, ao longo do tempo, a perda e a declaração de independência de suas colônias, inclusive a maior de todas, o Brasil.

Na gastronomia, durante a formação desta nação, além do convívio cultural com a vizinha Espanha, Portugal contou com vários ingredientes chegados d’alem mar, que foram trabalhados por muitas influencias e acima de tudo teve sua cozinha voltada para o mar. O próprio bacalhau só pode ser inserido nas mesas atuais, porque os pescadores portugueses iam até o Atlântico Norte em busca desta iguaria.

Hoje os portugueses afirmam ter uma receita deste peixe para cada dia do ano, ou seja, 365 maneiras de degustar o bacalhau. Assim como ele, sardinhas, polvos e mariscos foram apresentados ao mundo ocidental por meio dos cozinheiros portugueses.

Da Ásia vieram as especiarias, o chá… Da África chegavam café e favas e das Américas o tomate, as batatas, os pimentões…

Além de toda a diversidade, o país é reconhecido como um dos maiores produtores de vinhos e um dos melhores produtores de queijo. Ao norte do Tejo encontramos receitas com carnes e carnes de caça no interior, além do bacalhau na orla. Ao sul, peixes e frutos do mar predominam em receitas com pegada mediterrânea, junto a azeites, tomates e ervas aromáticas.

As sobremesas têm descendência dos conventos que disputavam a produção dos melhores doces, geralmente à base de ovo. Daí delícias como quindim, pastel de santa clara, barrigas de freira…

Para os brasileiros esta herança gastronômica se faz presente em muitas cidades, principalmente em São Paulo. Nas padarias, nos doces, o bacalhau na Páscoa… Além disso, muitos dos habitantes da cidade são descendentes de portugueses.

Portanto, com pratos mais conhecidos e outras surpresas, a cozinha portuguesa se abre para a cidade de São Paulo.


Restaurantes Portugueses em São Paulo:

A ótima culinária portuguesa

* Por Ricardo Ferreira   “Lisboa bondosa, caminhando airosa e de braços abertos ao encontro do futuro, desenhado pelos novos intérpretes e atores da sua musicalidade […]

Restaurante Bacalhau do Porto, culto às receitas do peixe mais ligado à Gastronomia Portuguesa

  O restaurante foi criado em 1974, num sobrado no bairro do Ipiranga pelo casal Sérgio Emílio Quaglia e Maria Conceição Quaglia. O atuante Sérgio conta que […]

Restaurante Dona Florinda

No alto da Zona Norte encontra-se uma esquina que sedia um dos melhores restaurantes de culinária portuguesa da cidade. O Dona Florinda é reconhecido pelo seu […]

 

Sair da versão mobile