Ícone do site Olhar Turístico

Degustação de vinhos franceses organizada por regiões durante a Wine Weekend

Serviço de degustação da Chez France

Mais uma vez a mais tradicional feira e exposição de vinhos de São Paulo aconteceu na Bienal do Ibirapuera e como de costume trouxe alguns dos melhores produtores e importadores do Mundo.

O destaque foi a praça de degustação com inúmeros stands para conhecer mais sobre cada rótulo, casta, região, método… Não tem como sair de uma feira como essas sem saber tudo o que quiser sobre os vinhos. A oportunidade de conversar com os expositores enquanto lhes apresenta os rótulos é inestimável para aqueles amantes do vinho.

Chez France e um passeio pelos diferentes “terroir” da França

A viagem começou pelos espumantes da Denominação de Origem Crèmant, da região do Loire. Também feito pelo método tradicional dos espumantes, com regras próprias de cultivo e produção. O Trésors de Loire Crèmant Brut tem em sua composição 70% de Chenin, 20% Chardonnay e 10% Cabernet Franc. Um Assemblage rico e poderoso.

Provamos também do Vale do Loire o varietal Trésors de Loire Touraine Sauvignon 2017, 100% Sauvignon Blanc. Cítrico com floral incrível!

Já na Borgonha degustamos um branco invejável com uma história de mais de 6 gerações, o Domaine Maurice Lecestre Chablis 2017. A única uva permitida para a produção de um Chablis é a Chardonnay e o que diferencia os vinhos são os métodos e os solos onde são produzidos. Neste quesito, os solos muito antigos de denominação “Kimeridgiano” produz os melhores exemplares.

Um dos vinhos apresentados, com suas devidas fichas técnicas
Um dos vinhos apresentados, com suas devidas fichas técnicas

O próximo foi um Riesling francês, da região da Alsace, vizinha da também produtora Alemanha, portanto com um terroir próprio para este vinho mineral que se desenvolve com a maturação. O Domaine Jean Marie Haag Riesling 2017 pode ser consumido em até 8 anos de guarda.

Fomos para Provence, a terra dos rosés, onde a história do vinho começou antes de Jesus Cristo e é a mais antiga região vinícola de toda a França. O Domaine de Saint Ser Couvée de L’Oratoire 2017 é feito com 3 das uvas predominantes na região sendo Cinsault, Grenache e Syrah. Aromas frutados e ótima acidez são as marcas deste vinho.

Outra região famosíssima da França, Bordeaux. De lá experimentamos o Château Barrail Meyney 2016. Feito com as uvas Merlot de uma das melhores safras (2016). Blend Bordalês 80% Merlot, 15% Cabernet Franc e 5% Cabernet Sauvignon. Frutas maduras e taninos ricos neste belo vinho.

O Domaine La Garelle Merlot 2016 vem da região de Côtes du Rhone, ao sul do Vale do Rhône. O varietal tem maceração curta de apenas 7 dias e então maturação em carvalho. 14,9% com leveza e taninos bem integrados.

Voltamos à Borgonha para um varietal da uva Gamay, que apresenta boa acidez e frutas. O Domaine Brossette Empreinte Côteaux Bourguignons 2017 é maturado em barris das florestas de Tronçais, na França, reconhecidos como menos porosos e de melhor qualidade.

A vinícola do Chevalier de L’Engarran 2015 foi eleita a melhor de Languedoc e este blend de cinco uvas atesta o título. As uvas do blend são 50% Grenache, 30% Syrah, 10% Mouvèdre, 6% Carignan e 4% Cinsault. A curiosidade é que este vinho é produzido em solo coberto por matagal.

Ainda no Languedoc, o Château du Vieux Parc L’Hermitage 2015 é um blend composto por 50% Syrah, 25% Grenache e 25% Carignan de videiras de cultura sustentável.

De volta a Bordeaux, o Château L’Arc Saint Pierre 2015 traz 70% Merlot e 30% Cabernet Sauvigon de ótima safra. A vinícola já está na quinta geração da mesma família que gerencia o Château desde 1876.

O Chez France indica este último vinho para acompanhar uma feijoada, portanto o Famile Jaume Crozes Hermitage 2016 é um tinto vigoroso. Um exemplo de vinho francês elegante e equilibrado da região do Côtes du Rhone.

Uma viagem e tanto por tantas regiões do principal produtor mundial de vinhos, além de reconhecidamente produtor de alguns dos melhores vinhos do Mundo.

Serviço:

Chez France

www.chezfrance.com.br

Sair da versão mobile