O festival que aconteceu no final de agosto ocupou espaço muito agradável, com muito paisagismo, conforto, som ambiente e estrutura de alimentação de apoio aos degustadores de altíssima qualidade.
O local escolhido foi o Boulevard do Shopping, ao ar livre, com bom espaço de circulação e serviço de apoio educado e eficiente. Uma inovação foi a disposição de pão e azeite nos stands, para facilitar a separação de sabores dos vinhos.
Este foi um evento que indicamos, pela qualidade dos produtos e da estrutura, com toda a comodidade do Shopping Pátio Higienópolis.
Destacamos alguns dos 100 rótulos apresentados, por 17 das principais importadoras e vinícolas:
Achaval Ferrer Malbec
Safra: 2016
Vinícola: Achaval Ferrer
Região: Mendoza – País: Argentina
Composição: Malbec
Este vinho trazido pela Inovini tem produção limitada. As videiras, que são mais velhas, são podadas em poucos cachos para a melhora das uvas, portanto com 1 videira se faz apenas 1 garrafa de vinho. Sua marca principal são os taninos delicados.
Elegido Reserva de Família Tinto
Safra: 2014
Vinícola: Reserva De La Terra
Região: Catalunha – País: Espanha
Composição: Merlot / Tempranillo
A composição é apontada como uma tendência, onde a uva Merlot agrega estrutura e aromas ao vinho. Suas características notadas são taninos suaves de boa persistência, porém fresco, vivo.
BenMarco Malbec Tinto
Safra: 2016
Vinícola: Suzana Balbo Wines
Região: Mendoza – País: Argentina
Composição: Malbec
Suzana é considerada uma desbravadora nesse Mundo masculino. O vinho apresenta notas de alfazema e o tempo de barrica de forma equilibrada e o resultado é elegância. A enóloga Suzana Balbo faz desse Malbec uma referência ao tradicionalismo do Malbec, potente e encorpado, com aromas primários e frescor.
Ventisqueiro Grey Sauvignon Blanc
Safra: 2015
Vinícola: Viña Ventisqueiro
Região: Atacama – País: Chile
Composição: Sauvignon Blanc
Este branco foi produzido em um Single Block (todos os frutos da mesma procedência), uma micro região da vinícola, em local marcado pelo clima, o Deserto do Atacama. O vinho se apresenta com toques herbáceos e bom equilíbrio entre acidez e mineralidade.
Cortes de Cima Dois Terroirs Tinto
Safra: 2014
Vinícola: Cortes de Cima
Região: Alentejo – País: Portugal
Composição: 50% Aragonez / 35% Syrah / 25% Pinot Noir
Este vinho recebe uvas de Vidigueira muito quente, com uvas Pinot Noir que recebem os ares do litoral, além do clima mediterrânico do interior Alentejano. Apresenta estrutura e elegância, com fruta intensa e persistência no final.
Numina Gran Corte
Safra: 2015
Vinícola: Salentein
Região: Vale do Uco – País: Argentina
Composição: 70% Malbec / 12% Cabernet Sauvignon / 3% Petit Verdot / 10% Cabernet Franc / 5% Merlot
Este é o primeiro assemblage da Bodega, durante anos especializada em varietais realçando cada casta. Além disso os vinhos passaram para um patamar de maior qualidade com a chegada de enólogo argentino reconhecido como um dos melhores, Pepe Galante.