Ícone do site Olhar Turístico

Destino Dubai – Os mercados antigos e o comercio moderno – Parte III

Apesar da modernidade e arrojo de Dubai, o patrimônio histórico da cidade foi preservado, justamente onde aconteceram os primeiros povoamentos na região, ao largo do Dubai Creek.

Este rio de águas salgadas corta a cidade e termina no Ras Al Khor, uma reserva ambiental que guarda flamingos e outras espécies migratórias que ali vivem e colorem a paisagem que tem alguns dos mais altos prédios do mundo.

Flamingos

Foi ao longo do rio também conhecido como Bur Dubai que no século 19 se estabeleceram as tribos Ban Yas estabelecendo a dinastia Al Maktoum na cidade. De um lado do rio esta Deira e do outro Bur Dubai. Neste local chegam e partem diariamente embarcações coloridas (chamadas de Dhows) que transportam mantimentos e mercadorias para lugares distantes como a Índia e o Leste Africano. Lá fica o comércio antigo de Dubai chamados de Souk. Um dos mais famosos é o Gold Souk, uma série de lojas especializadas em ouro. As vitrines brilham e os vendedores chamam para ver mais de perto peças artisticamente trabalhadas.

Detalhe das jóias vendidas no Gold Souk

Ao longo da beira do Creek existem muitas outras lojas especializadas em roupas, presentes, decoração, sandálias, enfim tudo.

Loja típica do Souk

Destaque para o Spice Souk onde ficam as lojas especializadas em temperos. As lojas dispõem os sacos com diversas cores de temperos incluindo o Açafrão que vem do Irã.

Típica loja de especiarias

Existem embalagens com vários tipos de temperos que podem ser compradas até como lembrança, mas o importante é a diversão de andar por ruelas estreitas, coloridas e com muitos vendedores que interceptam os clientes a todo momento. Neste lugar a ordem é pechinchar, uma cultura local de séculos.

Vendedor de loja no Souk

Do outro lado do Creek estão as antigas construções e museus. O antigo Forte que hoje abriga o Dubai Museum é reconhecido pelas Torres de Vento, uma características arquitetônica local comum nas construções históricas.

Torres de vento

Centro histórico

Cena típica da antiga dubai

Museu de preservação da natureza

Na mesma região está a Diving Village que guarda aspectos históricos das atividades de pesca de pérolas e o Museu da Escrita.

Diving Village

Pode-se atravessar de um lado a outro do Creek por meio de barcos que transportam passageiros sem parar.

Piloteiro

No centro da cidade está o Dubai Mall,o maior centro de compras do mundo, com grifes internacionais e infinitos restaurantes. O shopping ladeia um calçadão com um lago artificial em volta do Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo acima do Dubai Mall. Neste lago são realizados os shows de águas, todas as noites. Este lugar recebe 54 milhões de visitantes anualmente! Também pudera, são 1200 lojas, 200 restaurantes e 22 salas de cinema, o maior aquário do mundo, pista de patinação no gelo, hotel 5 estrelas e parque de diversão tudo num só lugar. E em 2015 ele terá capacidade para receber 100 milhões de visitas / ano.

Shopping Dubai Mall

Do outro lado da cidade, outro shopping chama a atenção pela temática e arquitetura. O centro de compras foi construído em homenagem a Ibn Batttuta, um aventureiro e viajante árabe que percorreu a partir dos seus 20 anos todos os impérios islâmicos de 6 séculos atrás. Daí a arquitetura e fachada das lojas são reproduções das construções das diferentes regiões e países visitados.

Corredor do Shopping Ibn Batuta

O shopping dispõe de um carrinho que leva os visitantes de uma ponta a outra do shopping (1,3 km de extensão), 22 salas de cinema e em vários locais estão expostas peças, documentos e imagens do grande viajante do século 14. As áreas temáticas são de Andaluzia, India, China, Tunisia e Egito. A decoração é impressionante e divertida.

Praça de alimentação do shopping

Para chegar a este shopping uma boa pedida é o metro, cuja estação está em frente.

Imagem externa do Shopping temático

Detalhe da natureza em dubai

Sair da versão mobile