A cidade de Dubai está localizada no sudoeste do Golfo Pérsico, no nível do mar. Atualmente o pais se espalha por mais de 4 mil km², também com litoral para o Mar de Oman no sudeste.
Embora com duas saídas para o mar, Dubai está situada em pleno Deserto Árabe, sendo que as areias que cercam a cidade são formadas por coral e conchas esmagadas e tem coloração clara e espessura fina.
Norte a sul do deserto corre dunas, sendo que em bem ao leste, perto das montanhas a coloração fica mais avermelhada devido a ocorrência de ferro. Toda esta área esta numa região de atividade sísmica quase zero e a chance de tsunamis também são mínimas, pois o Golfo Pérsico não tem profundidade o suficiente para gerar altas ondas.
A flora do deserto em volta de Dubai é formada por grama selvagem e algumas palmeiras do tipo Fênix, também ocorrem flores do deserto como a Hyacinths, uma espécie de arbusto que também tem florada.
A fauna é representada pela abetarda (espécie de siriema do deserto), pela hiena listrada, o caracal (também conhecido como lince do deserto), pela raposa do deserto, falcões e orix.
Pra conhecer esse deserto mais de perto, foi criada a Reserva de Conservação do Deserto, cujas entradas são alcançadas em meia hora de carro da cidade.
Operadores selecionados levam os visitantes através das dunas em veículos 4×4, num verdadeiro rally que se estende por quilômetros. Ás vezes, mesmo os pilotos mais experientes podem ficar encalhados nas dunas, mas como são vários veículos no mesmo passeio, um ajuda o outro a desencalhar, puxando os carros com cabos de aço.
Durante o rally é possível avistar a fauna local, inclusive os camelos que são tratados pelos beduínos para passear com os turistas.
Após uma viagem de 40 minutos deserto adentro, os veículos estacionam em frente a um acampamento beduíno, cercado e iluminado, onde será servido o jantar típico.
[media url=”https://www.youtube.com/watch?v=j0pgmh-IRoY&feature” width=”600″ height=”400″]
A música árabe já pode ser ouvido, pois uma dezena de artistas se posicionam em frente à entrada cantando sons de sua tribo e saudando os visitantes. Dentro da área de acampamento enormes tapetes são estendidos na areai, formando grandes tendas com mesas baixas e iluminação de lanternas.
Os músicos fazem apresentações, algumas meninas pintam Rhenna nos visitantes e o jantar é servido. São horas de uma experiência que mais parece vinda dos contos das 1001 noites.
Em outro grande passeio é possível percorrer toda a cidade em um ônibus Double deck, com ar condicionado no piso inferior e que grava todos os comentários em varias línguas, assim os visitantes não perdem nada das informações dos principais marcos desta incrível cidade.
O andar superior permite a visualização da grandeza das construções e a sofisticação dos empreendimentos.
É o caso de Palm Jumeirah, a menor de um conjunto de ilhas que formam as maiores ilhas artificiais do planeta. Esta área é utilizada basicamente para moradia e entretenimento e já contem hotéis das 25 bandeiras mais importantes do mundo.
Ela é formada por um tronco, 17 copas e uma circunferência em volta de tudo. O ônibus entra pelo tronco, com mais de 2 kilometros de extensão e se dirige à ponta da circunferência, de frente para o Golfo Pérsico, onde fica o Atlantis The Palm, um dos mais luxuosos e maravilhosos hotéis da cidade.
Neste hotel 5 estrelas estão disponíveis 150 suítes e uma embaixo d’água, cujas paredes são vidros de alta resistência e que permite apreciar durante toda a sua estadia o fundo mar e sua fauna.
A fauna marinha pode ser conhecida no aquário local (Lost Chambers Aquarium) e no Dolphin Bay, para um encontro com os golfinhos locais. O AquaventureWaterpark proporciona diversão em um parque de águas com 42 acres de extensão.
Além disso, estão disponíveis praias particulares, marinas e deck com shows internacionais abertos para os hospedes, além de restaurantes premiados e shoppings de alto padrão. Este é sem dúvida um dos melhores pôr-do-sol de Dubai.