O Turismo é categorizado como qualquer locomoção fora de sua área de residência, ou seja, toda vez que você estiver fora de seu micro ambiente cotidiano estará fazendo Turismo.
Desta forma pode-se fazer Turismo na sua cidade e até mesmo em bairros e regiões vizinhas à sua, mas também pode ser do outro lado do Mundo.
Mas o que significa o Turismo, a pratica de viajar?
Pode significar muitas coisas, dependendo da realidade atual de cada um. Pode ser uma mudança, um período sabático ou de relaxamento, pode ser para descansar, ou para curtir muito. Enfim, o aspecto comum é que seja bom.
Atualmente muitas viagens são pautadas pela captação de imagens mostrando uma preocupação por vezes excessiva de reportar o momento da viagem. Tanto que nos locais turísticos percebe-se quanto as pessoas investem o tempo de viagem para reportar. O tempo da viagem pode ser melhor utilizado em conhecer realmente o local visitado e o porquê das “coisas” serem melhores ou piores do que se tem no seu cotidiano.
O Turismo é acima de tudo uma possibilidade de conhecimento, de evolução e de crescimento. Possibilidade apenas válida se aproveitada da melhor maneira.
A sugestão do Olhar Turístico é a de que você procure o máximo de informação sobre o local a ser visitado, no sentido de entender a dinâmica local de seus negócios, de seus moradores, dos prestadores de serviço, da geografia local, dos horários, dos costumes e das atrações disponíveis. Até mesmo a história será reveladora durante uma visita a determinados locais.
Para facilitar a vida de turistas do Brasil e do Mundo o Olhar Turístico mantém editoriais sobre destinos próximos a São Paulo – Até 300 Km de SP – além de outros mais distantes no país e no exterior.
Os visitantes estrangeiros que tem interesse em visitar, ou que já estejam na capital Paulista contam com o editorial – Visiting SP – redigido em inglês e que destaca lugares e assuntos de interesse de expatriados e turistas de negócios ou de lazer.
Viva o Turismo!