Ícone do site Olhar Turístico

Dubai Photo Exhibition 2016 – obras primas da fotografia mundial

 Exposição de fotografia de Dubai apresentou a demonstração sem precedentes de obras-primas da fotografia Global

A exposição reuniu obras de arte doséculo 20até os dias atuais, representando 23 países em uma vitrine da qualidade da fotografia de todo o mundo

16 Fevereiro, 2016, Dubai : De 16 a 19 março, a Dubai Photo Exhibition apresentou ao público uma gama diversificada e emocionante de obras fotográficas, destacando uma perspectiva global sobre a fotografia através de obras de 23 países ao redor do mundo.

Dubai Photo Exhibition é realizada sob o patrocínio de Sua Alteza Sheikh Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, o príncipe herdeiro de Dubai e organizado pela Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum International Photography Award (HIPAA). Foi apoiado pela Organização Mundial da Fotografia (WPO) e realizou em um purpose-built ‘Museu temporário’ no Dubai Design District (d3).

Pavilhão da Exposição no Dubai Design District (d3)

Dubai Photo Exhibition 2016 reuniu mais de 700 obras de arte e Museu de qualidade por 129 fotógrafos, incluindo experiências fotográficas muito antigas pelo pioneiro Hippolyte Bayard, imagens icônicas de 20th century mestres como Bill Brandt e Dorothea Lange e obras de arte contemporâneas criativas por fotógrafos emergentes e estabelecidos de todo o mundo.

Este alcance global é combinado com uma forte componente regional e local, com os Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Egito representados dentro da exposição.

As obras foram selecionadas por 18 curadores representando 23 países, liderados pelo curador de cabeça Zelda Resum.

Dubai Photo Exhibition abrange um escopo excepcionalmente amplo e apresenta alguns dos mais renomados fotógrafos artísticos do mundo,” diz Sua excelência Ali Bin Thalith, secretário-geral da HIPAA. “Através destas obras de arte, visitantes vão testemunhar uma evolução da fotografia de seus primeiros começos de forma sofisticada de arte tornou-se hoje. Ao apresentar estas imagens icônicas e aclamadas pela primeira vez juntos em um único local, exposição de fotos de Dubai afirma compromisso do HIPAA para o desenvolvimento de Dubai como um hub para a fotografia, com o objectivo de estimular o interesse sob a forma de arte e nutrindo e inspirando a cena de fotografia regional emergente dinâmico.”

“Desde o primeiro conhecido auto-retrato fotografado já tomado, para obras de grandes mestres doséculo 20, de artistas contemporâneos, cujo trabalho é definir um novo gênero de expressão artística, a exposição de fotografia de Dubai irá capturar um retrato global do rosto mudando de fotografia,” diz Resum Zelda, curador de cabeça. “Exposição de cada país manterá uma distinta identidade que encapsula a essência de sua tradição fotográfica através as seleções inspiradas de nossos curadores de renomadas”.

Dubai Photo Exhibition foi criado pela HIPAA para promover Dubai como um centro cultural, cultivar a apreciação artística para fotografia, adotivo dialogar sobre o meio, localmente e internacionalmente e a cultivar a excelência fotográfica através da educação.

Destaque destas obras excepcionais incluiu:

 

Cassio Vasconcellos, ‘Aeroporto’, 2015, Brasil

‘Aeroporto’ é o retrato do mundo conectado. Este é um aeroporto imaginário, construído com centenas de imagens separadas, capturadas por Vasconcellos, enquanto voava sobre o Brasil.

Exposição de fotos de Dubai, que ocorrem em uma cidade com o aeroporto internacional mais movimentado do mundo, traz esta obra monumental, formada por 32 painéis e abrangendo 128 x 320 centímetros.

A artista se refere ao trabalho como “real e o ficcional ao mesmo tempo.” “Os hubs e conexões têm a aparência dos neurônios e seus axônios. Os neurônios carregam ‘mensagens’ e fazem sinapses nos dar nossos pensamentos,”, diz Vasconcellos.

 

 

Exposição de fotografia de Dubai contou com 18 curadores reunir obras de 23 países:

Curador de cabeça: Zelda Resum

Países e nomes de curador:

 

Austrália – Alasdair Foster

Bélgica e Holanda – Els Barents

Brasil – Iatã Cannabrava

China –Huang Yihuang

Marrocos e Egito – Hicham Khalidi (Marrocos) e Ayman Alexandre Marques (Egito)

França – Fannie Escoulen

Alemanha – Frank Wagner

Hungria e República Checa – Kincses Károly

Índia – Devika Singh

Japão – Mariko Takeuchi

Coreia – Sunhee KIM

México – Magnolia Domingues

África do Sul – Federica Angelucci

Espanha e Portugal – Dr. Jorge Calado

Emirados Árabes Unidos – Jassim Al Awadhi

Reino Unido e Irlanda – Braatz

EUA e Canadá – Natasha Egan

 

Maiors informações: hipa.ae

 

Sair da versão mobile