Embora os países latinos disputem a origem e a melhor receita deste prato, a empanada teve inicio muito antes dos espanhóis a conhecerem, na Pérsia e depois no Oriente Médio. Lá, assim como as esfihas, a empanada ainda era apenas recheio em meio aos pães. Em Romano, in Panis. Ela era utilizada para longas viagens e para alimentação de pastores que ficavam muito tempo longe de casa.
Os exploradores árabes, como Tariq, levaram esta técnica para a Europa durante os anos de ocupação (200 anos a partir de 711 D.C.) e foi adaptada com ingredientes e técnicas locais. Mais tarde, a massa começou a ser assada, ou frita e posteriormente a própria massa foi alterada para se obter melhores resultados de sabor e textura.
Atualmente a massa pode ser fina e feita de pão, folhada, feitas de farinhas diferentes, de trigo,…
Na Europa surgiram, a partir deste desenvolvimento do prato, vários outros semelhantes como o Calzone Italiano, os Pasties Ingleses e a mais famosa, a Empanada Galega. Segundo historiadores as empanadas recheadas de frutos do mar já eram encontradas em Portugal e Galícia em 1520. De lá saíram os exploradores Espanhóis para as Américas e levaram esta técnica, que por sua vez foi novamente adaptada pelos países latinos que receberam a colonização Espanhola, como Argentina, Peru, Chile, Bolivia…
Na América do Sul a empanada ganhou novos recheios e novos tipos de massa incorporando este prato às cozinhas tradicionais e camponesas destes países.
(Nota do autor) Os povos do sul da América já consumiam um prato de similar formato chamado Humita, um tipo de pamonha feita com a casca do milho no lugar da massa.
No Brasil, as mais famosas são as Argentinas. Neste país a especialidade é um dos ícones gastronômicos e acaba ganhando o nome da região onde foi desenvolvida. Portanto existe a empanada salteña, tucumana, mendoncina,cordobana, rosariana… As empanadas hermanas levam carne picada, não moída que resseca e as mais tradicionais não dispensam a “grasa de pella” que é a gordura de porco, para ajudar a manter o recheio úmido.
Na vizinha Bolívia outra receita muito parecida divide a fama com a empanada, a Saltenha. O Chile também detém deliciosas empanadas.
Veja alguns restaurantes pra comer empanadas típicas em São Paulo:
Bárbaro Restaurante
Rua Dr. Sodré, 241 – Vila Olimpia
São Paulo – SP
(11) 3845-7743
Estación Sur
Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 1396 – Jardim Paulista
São Paulo – SP
(11) 3885-0133
www.estacionparrilla.com.br
Martin Fierro
Rua Aspicuelta, 683 – Vila Madalena, São Paulo – SP
(11) 3814-6747
www.martinfierro.com.br
Parrilla 348
Rua Miguel Calfat, 348 – Vila Olimpia, São Paulo – SP
(11) 3849-0348
www.restaurante348.com.br