Em 2018 o Hotel Transamerica em São Paulo realizou o projeto Transamerica Mundi que trouxe para os fins de semana dos paulistanos, sabores e especialidades de vários países.
A última edição foi sobre a Cozinha Uruguaia e seus principais ícones gastronômicos.
Em todas as edições, as receitas foram acompanhadas de drinks também tradicionais nas gastronomias apresentadas preparados pelo mixologista Rafael. Um dos destaques foi o Clericot, aqui no formato original feito com espumante.
Dentre as iguarias da mesa Uruguaia apresentadas destacaram-se:
As sobremesas contaram com doce de leite uruguaio em suas composições e ficaram diferenciadas (alfajor, creme brulet…)
Todos os cardápios foram preparados pelo Chef Danilo Brasil e sua equipe, que se aprofundaram em diversas culinárias e usaram técnicas para trazer os mais autênticos sabores e aromas do estrangeiro.
Em entrevista exclusiva ao Olhar Turístico, o Chef revela como foi essa experiência gastronômica multiétnica :
OT – Resuma seu conhecimento e experiência na Gastronomia
Sempre tive comigo que gostaria de me alimentar melhor e a saída foi começar a preparar a minha própria comida. Para isso, pedia ajuda à minha avó, que morava no interior. Eu pedia para ela receitas de arroz, feijão, barriga de porco empanado. Gostava de comida caseira, de coisas simples. Para comprar os ingredientes, passei a frequentar feiras livres e supermercados semanalmente. Levava marmita para o escritório todos os dias. Eu sou formado em ciências contábeis e fazia muitas sobremesas para a turma do escritório. Foi nessa época que despertou o meu desejo pela gastronomia e resolvi investir na carreira. Depois, fiz pós-graduação em estrutura física e estagiei em alguns restaurantes e hotéis. Hoje, digo que a cozinha do hotel é o meu laboratório onde procuro desenvolver uma culinária mais natural (orgânica), mas também gosto da gastronomia francesa, espanhola, italiana, árabe, marroquina e mexicana, além, é claro, da confeitaria.
OT – Como você se preparou para executar receitas tão diferentes do cotidiano do Hotel
Juntamente com meus chefes de setor,realizamos diversas pesquisas e fomos dando a cara da gastronomia do HotelTransamerica aos cardápios dos eventos. Hoje, podemos dizer que o hotel contacom uma chefia jovem e o sucesso é trabalhar com um planejamento de cardápio eficaz, que tem como objetivo atrair novos consumidores e fidelizar ainda maisos antigos.
OT – O que foi mais difícil na elaboração dos menus? Ingredientes, receitas ou técnicas?
Nós procuramos respeitar muito os ingredientes típicos de cada País, mas, talvez o que nós tivemos um pouco mais de dificuldade foi com o cardápio do Uruguai. Há poucas semanas do evento que descobrimos os segredos de alguns pratos. Nenhuma das três receitas que pegamos do puchero, por exemplo, dizia que ia tutano de boi no molho base. Uma senhora do consulado uruguaio que nos explicou.
OT – Como você buscou as receitas tradicionais de cada país?
Basicamente, realizamos pesquisas, visitamos restaurantes típicos na cidade e fizemos vários testes. No Hotel Transamerica, eu conto com uma equipe muito competente formada pelo Acácio Santiago, chef de banquetes, e pelo Nilson Moreira, sub-chef do hotel, que me dão todo suporte.
OT – Qual cozinha exigiu mais empenho e dedicação?
Apesar de termos trabalhado em parceria com o amigo e chef Marco Espinoza, do Lima Cocina, e usado o próprio cardápio do restaurante como referência, o Mundi Peru deu um pouco mais de trabalho, pois o menu era bem extenso e isso exigiu muito da nossa dedicação, atenção e disciplina.
OT – Qual das gastronomias internacionais fez mais sucesso entre os clientes?
Acredito que como presença, o Peru foibastante marcante entre os convidados, mas se levarmos em consideração o clima,a alegria e a mistura de sabores, Cuba fez um grande sucesso.
Para o próximo ano já estão previstas cozinhas como a Espanhola e a Tailandesa. Aqueles que provaram dos menus preparados este ano sabem que vale a pena aguardar o calendário de 2019 do Hotel Transamerica.
Parabéns a toda a equipe do Hotel Transamerica e até o ano que vem!