Esta entrevista exclusiva foi realizada em decorrência da visita do Chef Benoit Vidal à cidade, durante o São Paulo Boat Show. No maior encontro de barcos da América Latina foi montada uma réplica do L’Atelier D’Edmond, restaurante da região de Savoia, aos pés dos Alpes Franceses e agraciado com 2 Estrelas pelo mundialmente considerado Guia Michelin. Benoit tem sua gastronomia reconhecida pela evolução de cores e sabores e a inclusão de PANCS (plantas alimentícias não convencionais) em suas criações.
O Olhar Turístico participou do almoço exclusivo para a imprensa especializada e teve a oportunidade de realizar com exclusividade este pequeno bate papo:
Chef Benoit – Uma cozinha que toma conta de uma historia et de um passado, mas voltado para o futuro respeitando os produtos e o meio ambiente .
OT – Qual a importância da harmonização durante a degustação de suas criações?
Chef Benoit – A coerência e a harmonia na complementaridade ou a ligação do liquido e do solido para uma globalização do equilibrio.
OT – O que se espera de um prato / receita com inspiração e ingredientes “terroir”?
Chef Benoit – Um Prato deve ter várias leituras, uma que dei vantagem e que deve ser bom, e dois que conta uma história que seja dos produtos de referências ou de uma coerência
OT – Quais os ingredientes “terroir” mais utilizados no L’Atelier D’Edmond?
Chef Benoit – Queijos , temperos locais , peixes de lagos, e criação da região de cordeiros e pombos.
OT – É possível uma cozinha “terroir” nos grandes centros urbanos?
Chef Benoit – O terroir não se resumo as pequenas cidades ele pode definir um pais e uma identidade e uma nação
OT – Como você vê a Gastronomia Mundial? E a Gastronomia Brasileira?
Chef Benoit – A Gastronomia mundial está nas mãos dos grandes chefs e reflete as histórias de cada chef e dos produtos de cada países, cada vez mais a gastronomia se confronto com a globalização dos grandes grupos da indústria do food service que está sendo imposto na população .
O Brasil deve também escrever a sua história e divulgar os seus produtos e o seus homens que a constrói.
OT – Quais ingredientes Brasileiros mais gosta? Você usa algum ingredientes Brasileiro no L’Atelier?
Chef Benoit – Gosto muito das farinhas de mandiocas e derivados que não utiliza ainda mas são muito interessantes para a minha cozinha.
Pratos executados pelo Chef Benoit Vidal