Uma grande experiência foi a apresentação da nova loja e espaço para degustação e eventos da Anima Vinum, com rótulos exclusivos da Borgonha. O local é um paraíso para quem gosta deste terroir. Mas que terroir? Segundo os administradores do espaço, na Borgonha existem diversos. Os vinhos por lá começaram a ser produzidos desde a época do Império Romano e suas técnicas vem sendo passadas de geração em geração. A AOC (Appellation d’Origine Contrôléel) denomina a exata região em que o vinho é produzido, separados em diversas categorias.
Por lá os vinhos são divididos em Regional, Village, Premier Cru e Grand Cru (apenas 33 rótulos).
A Anima Vinum tem um trabalho cuidadoso de apresentar apenas vinhos que sejam de pequenos produtores, sendo que alguns tem sua produção orgânica e até bio dinâmica. O resultado são vinhos de excelente qualidade e incrivelmente diferentes.
O visitante vai encontrar mais de 100 rótulos de produtores artesanais, como forma de saborear um pouco da história e tradição dos vinhos desta região. Estão previstas degustações mensais, às quartas feiras.
Os vinhos apresentados na primeira degustação foram:
Categoria Regional – La Combe du Soleil – Chardonnay do norte da Borgonha, de sabor frutado e amadeirado é capaz de agradar paladares exigentes;
Categoria Regional – Passetoutgrain – O diferencial é que este Borgonha não é um varietal é um blend de Pinot Noir e Gamay que lhe atribui toque gastronômico. As uvas são vinificadas juntas, 50% cada casta. Trata-se de uma apelação específica da Borgonha que permite esta mistura.
Categoria Regional – Le Parc – Pinot Noir acima da média, fresco e frutado, com tanino redondo e muito frescor.
Categoria Village – Bourgogne Tonnerre – Chardonnay da região de Chablis, amarelo claro límpido quase dourado, acidez marcante e notas cítricas. Incrível, pode começar a degustação de novo após esse vinho.
Categoria Village – Côte de Nuits – Pinot Noir oriundo de vinhedos entre 50 e 80 anos e que tem potencial de guarda de até 15 anos. Frutas e especiarias com boa permanência na boca.
Categoria Premier Cru – Givry – Este Pinot Noir proveniente de vinhas de mais de 60 anos tem tudo, frutas vermelhas, tons florais, acidez refrescante, equilíbrio no tanino… Um vinho para não esquecer.
Destaque do autor: O La Combe du Soleil que foi feito especialmente para a Anima Vinum, portanto único; O Tonnerre que tem uma capacidade de revigorar “apropriado para depois de uma reunão daquelas…” e o Givry, que agora sabemos porque era o preferido de Henrique IV!
O Espaço Bourgogne proporciona uma verdadeira viagem pelos sabores da região, com rótulos que não trazem apenas a qualidade tradicional, mas o cuidado e a paixão de pequenos artesãos que produzem cobiçados vinhos.
Serviço:
Espaço Bourgogne – Anima Vinum
R. Normandia, 26 – Moema, São Paulo – SP
(11) 2774-3767
https://www.animavinum.com.br/