Ícone do site Olhar Turístico

Fazenda Atalaia detém o melhor queijo do Mundo

Fazenda Atalaia

No interior de São Paulo fica uma antiga fazenda de café que vem produzindo queijos por 15 anos e já teve produto eleito o melhor do Mundo na Europa!

A Fazenda Atalaia localizada em Amparo tem como carro chefe a produção de queijos maturados. Há 23 anos Paulo e Rosana decidiram criar o laticínio na fazenda, herança de família desde 1939, quando o avô de Paulo comprou a propriedade.

Paulo apresentando os queijos

Para a produção de queijos de alto padrão gastronômico, Paulo utiliza rebanho próprio e complementa a produção com fermentos importados. Mas também a estrutura da antiga fazenda, que vem sendo restaurada oferece condições especiais para dar aos queijos um toque único. É o caso das tulhas e salas de maturação que eram utilizadas para o café, portanto proporcionam a umidade, claridade e ventilação suficiente para produzir queijos de padrão mundial.

Além da estrutura, os queijos recebem ingredientes que dão atribuições únicas aos resultados. Atualmente, a Fazenda Atalaia produz uma linha bem completa de queijos, desde a básica e muito apreciada mussarela, passando pela ricota e o frescal – que por muitos anos foi o principal produto da fazenda – o tipo padrão, até os mais maturados, que ficam desde 90 dias até 12 meses em espaços de maturação aproveitados das próprias construções centenárias da propriedade.


Notas de degustação: a ricota mostrou-se mais salgadinha do que as encontradas no mercado, o que a diferenciou em paladar e sabor ressaltado.
Espaço de maturação da antiga fazenda de café

O Mantiqueira, que leva seu nome em homenagem à Serra da Mantiqueira, é maturado por 90 dias e produzido nas versões tradicional, com alecrim ou na cerveja Stout, sendo o carro chefe das vendas.

O Mogiana, nome dado em homenagem à Estrada de Ferro Mogiana criada em 1872 e que importante papel na história da expansão da cultura cafeeira do interior da antiga Província de São Paulo, é um queijo também maturado por 90 dias, mas que leva na sua composição o corante urucum, que promove uma cor alaranjada intensa. Muito aromático e levemente cremoso, possui um excelente derretimento, sendo muito utilizado em racletes e lanches artesanais.


Notas de degustação: a cor avermelhada, a textura amanteigada e o sabor untuoso deste queijo confere uma condição única ao produto, além de proporcionar comprovada versatilidade para uso em diferentes receitas

O Tulha, Medalha de Ouro no Prêmio Queijo Brasil em 2016, foi agraciado com aquele que talvez seja a maior premiação concedida a um queijo produzido em São Paulo: Medalha de Ouro no “World Cheese Awards”, de San Sebastian, na Espanha, concurso que reuniu 3 mil queijos de todo o mundo. De sabor levemente salgado, com um fundo adocicado, aromas cítricos e de café, é maturado por 12 meses na tulha de 140 anos, sala onde antigamente se armazenava o café da fazenda. O queijo Tulha é a estrela que atrai para a Fazenda Atalaia milhares de turistas e amantes de queijo de todo o país para conhecer e apreciar suas belezas naturais e degustar seus deliciosos produtos.

Queijos premiados

Serviço:

Fazenda Atalaia

Atendemos diariamente das 8:00 as 17:00 inclusive nos feriados, oferecemos a degustação dos queijos e promovemos a venda. (sem custos)

Nos finais de semana e feriados temos a visita histórica guiada, que é um roteiro de uma hora de duração na fazenda, onde um historiador fala sobre a região e a produção dos queijos.

O custo dessa visita é de R$ 25,00 por pessoa e ocorre em dois horários: as 9:00 e as 15:00. (favor confimar antes pelo telefone 19 3807-5545)

Temos também o Café da Fazenda que funciona das 9:00 as 12:00 aos sábados e domingos.

Nele é servido um café completo com produtos da fazenda como pães, bolos, panquecas queijos e etc, R$ 40,00 por pessoa.

E-mail para contato: vendas.fazendaatalaia@gmail.com 

Telefones: 19 3807-5545 / 19 3807-6957

Sair da versão mobile