A cidade de Jundiaí fica a apenas 48 km de São Paulo, mas apesar da proximidade conta com uma considerável área de Mata Atlântica, que por sua localização, extensão e características únicas é considerada pela UNESCO como Reserva da Biosfera desde 1992.
A Reserva está inserida na Serra do Japi, pequena cadeia de montanhas que concentra uma tremenda malha hídrica, sendo a única floresta do mundo sobre quartzito, ou seja, abaixo de uma camada de vegetação, a rocha.
A Serra de aproximadamente 350 km2, que dentre outros aspectos é composta por resíduos de Mata Atlântica do Interior e da Serra do Mar fica bem ao lado das vias Anhanguera e Bandeirantes, servindo de cortina para a cidade de Jundiaí e protegendo-a dos ventos marítimos alterando dramaticamente suas condições pluviométricas, quando comparada com as cidades vizinhas.
Apesar da ampla malha hoteleira da cidade de Jundiaí, a opção de hospedagem dentro da área da Serra é a Fazenda Montanhas do Japi. Propriedade familiar que uniu em uma só propriedade antigos sítios de colonos, com direito a casa sede com paredes de pedra e trilhas.
A Fazenda Montanhas do Japi está encravada numa área de 329 hectares, com 80 % de mata nativa preservada e apresenta sinais de outros tempos de Bandeirantes, Jesuítas e Índios, além de imigrantes italianos em ambiente com muita paz e paisagem para meditação. O local que já foi plantio de café e videiras dispõe de grandes extensões de mata, lagos, cursos de água e muitos pássaros.
Enquanto estiver hospedado conheça alkguns dos melhores restaurantes italianos de Jundiaí:
– Villa Brunholi e o melhor Filé Parmeggiana
– Travitália e as melhores Polentas Moles
– Verace Napolitana e a melhor Pizza
A sede da fazenda é uma casa de pedra, que rente a um bosque com lago, pela manhã recebe a nevoa baixa e apresenta aspecto ao mesmo tempo romântico e charmoso de montanha. O silencio desse retiro só é quebrado pelo canto dos quero – quero fazendo algazarra em torno dos lagos. A noite é tão quieta e sossegada que convida a momentos relaxantes sem tvs nos quartos.
A casa oferece suítes com decoração rustica, refeição matinal praticamente toda feita lá mesmo incluindo leite ordenhado na propriedade e sua derivada manteiga, queijo, coalhada, pães, bolos e ainda tapioca, ovos mexidos e outros mimos do atencioso staff da Fazenda.
Um tempo para livros, dvds e muita natureza a ser observada no vale em frente à casa sede ou para extensas trilhas bem feitas na Mata. Oportunidade de atividade física em meio à natureza, com trilhas fáceis, canto de pássaros, barulho de águas correntes…
Também à disposição dos hospedes bikes, caiaques, passeio à cavalo e tranquilidade. Com sorte pode-se encontrar capivaras, cervos, quatis, tucanos, entre outros habitantes locais.
Como o local é alto em relação ao nível do mar, dependendo da época pode fazer frio.
Fazenda Montanhas do Japi
Avenida Luiz Gobbo, 5650 – Santa Clara, Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4599-9072
http://www.montanhasdojapi.com.br/novo/
Os apoiadores do Projeto Jundiaí