A primeira empresa brasileira especializada em produzir carne de qualidade, o açougue da FEED, oferece ao consumidor paulistano o privilégio de ter em sua mesa produtos que vieram direto da fazenda.
Com 350 m2 de área construída, o açougue FEED – localizado no coração do Itaim, na rua Dr. Mario Ferraz, nasce com o lema “Comer bem deve ser um direito de todos, todos os dias.” Para isso, inova em todos os aspectos de um açougue.
Tendo como matéria-prima a premiada carne, que foi eleita a melhor pela Veja Comer e Beber 2013/2014, são oferecidos mais de 45 porcionados já prontos para serem usados. Todos desenvolvidos por chefs especializados como Letícia Massula, da Cozinha da Matilde. “O objetivo é simplificar a vida das pessoas e reduzir o desperdício de carne na cozinha”, explica a chef residente do açougue.
Além dos porcionados, há também as peças de carne tradicionais que cada cliente pode levar e cortar em casa como preferir. No açougue, há ainda uma equipe de açougueiros treinados para atender os desejos personalizados dos clientes. “A ideia é que nossos clientes possam inventar cortes ou formas de preparo diferentes na hora. Nada mais do que a arte de construir um prato do início, partindo de uma peça de carne e chegando à ponta da faca”, conta Pedro Merola, CIO da FEED.
Os consultores foram treinados não só para atender os clientes mas ajudá-los na escolha certa. Até os menos experientes na cozinha conseguirão fazer compras assertivas.
A loja FEED contempla também lounges para bater papo, ler um livro, conversar com os consultores ou simplesmente passar o tempo dentro do mundo da culinária. Na parte de empório, há uma variedade de produtos gastronômicos para complementar a experiência do cliente. Desde sais, vinhos, temperos, acessórios de cozinha e livros.
No fundo da loja, há uma volta à origem. “Voltamos à fazenda! Temos fogão a lenha, chapa, parrilla argentina, uma horta com temperos frescos, tudo à sombra de uma enorme figueira. “Nesse ambiente nós oferecemos aulas de cozinha, degustações e encontros gastronômicos.”
Nossa carne, nossa história
A FEED trabalha de maneira diferente do convencional. “Normalmente as pessoas produzem os alimentos e depois vão vendê-los. Nós começamos a nossa empresa pela boca, começamos comendo”, brinca Merola.
Há sete anos começaram os testes do que seria legal ter no prato, a busca de como essa carne deveria ser. “Mais do que maciez, queríamos sabor, suculência, marmoreio. Queríamos isso em todos os lotes, todas as vezes! Então, através de bases genéticas semelhantes nós começamos o nosso trabalho, mudando a forma de como criar, recriar e engordar os animais. Mudamos várias vezes, até que chegamos a um padrão, um padrão que nos agradava sempre”, justifica o CIO.
Passada essa fase, o próximo passo foi expandir o conceito, levar para outros lugares de produção, outras bases genéticas. “Tivemos diversas surpresas, tanto boas quanto ruins, até que finalmente chegamos lá. Agora conseguimos brincar com blends de raças diferentes e chegar a resultados fantásticos. Hoje sabemos que os blends de raça são responsáveis por 25% da qualidade do produto final. Os outros 75% vêm de toda a cadeia produtiva pela qual o animal passa.”
A FEED nasce desses anos todos de história. Para hoje levar ao consumidor final o que de melhor pode ser produzido na fazenda. “Não pensando na fazenda como um modelo de produção super eficiente e de escala, mas como queremos que seja esse produto. Como o cliente vai gostar de saboreá-lo.”
Nesse contexto, nasce junto com a empresa o Fair Play. Um conceito simples, em que o produtor recebe a premiação necessária para abrir mão de índices de produtividade para focar na produção artesanal e no sabor desejado. Isso é possível porque a empresa não tem intermediários entre ela e o produtor. Além disso, ajuda a levar esse produto a um preço justo para o consumidor. Independente da demanda, seu preço vai ser sempre o mais justo, com a melhor relação custo x benefício.
“Então, quando um cliente nosso optar por uma almôndega com raspas de laranja, um carpaccio, bife wellington ou um T-bone ele estará levando um produto que começou a ser pensado para ele há três anos”, analisa o empresário.
Portal FEED traz novidades do universo da gastronomia
Como o nosso lema é “Comer bem é um direito de todos, todos os dias”, resolvemos expandir a nossa paixão para todos, independente de onde estão. Para isso lançamos o portal FEED! Com conteúdo gastronômico de primeira linha, o site contará com uma gama de receitas, que incluirá não só as clássicas mas também novidades especialmente criadas pela equipe.
Os visitantes terão acesso a notícias do universo gastronômico, reportagens e toda sorte de dicas técnicas para tornar sua experiência gastronômica mais rica sem precisar sair de casa. O site também manterá o leitor sempre atualizado a respeito
das novidades e lançamentos da empresa. De saída, já é possível acessar um catálogo digital dos principais cortes trabalhados pela FEED, e algumas receitas com passo a passo detalhado.
Quem é a FEED (histórico)
A FEED nasce da vasta experiência do empresário pecuarista Pedro Merola em mais de 7 anos a frente da consagrada Bonsmara Beef – empresa vencedora do Prêmio Veja Comer e Beber 2013/2014 (como a melhor casa de carnes de São Paulo).
Pedro Merola é Engenheiro Agrônomo formado na ESALQ-USP, quinta geração de fazendeiros, nascido em São Paulo, cresceu em Uberlândia, trabalhou em banco de investimento e é hoje CEO da Fazenda Santa Fé, em Goiás, e CEO da FEED.
Larissa Januário
Serviço
Feed
R. Dr. Mário Ferraz, 547 – Jardim Paulistano, SP
Tel. (11) 5627-4700