Fundado em 1939, o Foto Clube Bandeirante é o primeiro de São Paulo e foi fundado com o nome e o objetivo de desbravar o mundo ainda inexistente da fotografia na cidade e no país.
Apesar das enormes dificuldades encontradas durante a II Grande Guerra como proibição da fotografia em alguns locais e importação dos equipamentos e materiais, o foto clube por meio de seus integrantes manteve as atividades.
Em 1942, com a adesão ao clube pelo então prefeito da cidade de São Paulo Dr. Francisco Prestes Maia e seus secretários, o foto clube realiza o 1º Salão Paulista de Arte Fotográfica que contou com a participação de fotógrafos internacionais.
O terceiro salão, já no auge da guerra contou com maior participação internacional e se consolidou como aberto a trabalhos estrangeiros.
A partir de então vieram os cineastas (daí Foto Cine Clube Bandeirante), os primeiros cursos de foto e cine do país, edita revista, enfim transforma a indústria fotográfica na capital da metade do século passado.
Como consequência e influenciados pelas atividades e feitos do FCCB outros foto clubes se formaram pelo Brasil, movimento este que resultou na 1º Convenção Nacional da Are Fotográfica em 1950, reunindo todos estes foto clubes.
Em 1965 abriu-se espaço pela primeira vez para fotografia na Bienal, com o Foto Clube Bandeirante. Todos os movimentos estéticos e conceituais da arte fotográfica em São Paulo de alguma passaram pelo Foto Clube Bandeirante atestando o merecido nome de desbravadores.
Atualmente situado na Rua Augusta, 1108, o FCCB ministra cursos, palestras e seminários, além de participar de diversos concursos e bienais e promover passeios fotográficos.
Os associados podem participar destas atividades, tem estúdio, laboratório P/B e possibilidade de conhecer pessoas também interessadas em fotografia.
Para maiores informações: http://www.fotoclub.art.br/