Fotos Premiadas no HIPA Award de Dubai, com premiação recorde
Em 16 de Março de 2015 aconteceu a Cerimônia de Entrega dos Prêmios do HIPA – Hamdan Bin Mohhamed Bin Rashid Al Maktoum, o maior prêmio fotográfico do mundo com um total de US$400 mil em todas as categorias.
Veja como foi a Cerimônia de Premiação
O tema da edição 2014-2015 foi “Life in Colour” e os prêmios foram concedidos aos seguintes artistas em suas respectivas categorias:
Categoria Life in Colour
Grande Prêmio $ 120 mil
Nome: Anurag Kumar
País: Índia
Descrição:
A cada ano, a Índia testemunha uma onde sem precedentes de vibração e cores durante a HOLI, o festival das cores, celebrado por todo o país. A foto poderia estar restrita à poeira vermelha e amarela, não fosse por um homem arremessando um punhado de pó azul, o que fez toda a diferença. Os participantes sentados parecem deixar a camada de cores assentar-se sobre eles, o que adiciona aspecto único a esta fotografia.
1º Lugar $ 25 mil
Nome: Arna Bhat
País: Índia
Descrição:
Esta fotografia foi tirada no Ki Gompa, um monastério de Budistas Tibetanos no Himalaya Indiano. Todas as tardes, os jovens monges do templo tem tempo livre para brincar numa área próxima. Estes jovens monges, em seus roupões coloridos manifestão o verdadeiro significado de entusiasmo e alegria, diferente da muralha cinza atrás deles.
2º Lugar $ 20 mil
Nome: Zhang Xiangli
País: China
Descrição:
Esta imagem dos “flycatchers”do paraíso asiáticos foi captada na Vila de Sha Tin, província de Jiangxi, China. Mostra dois adultos (macho e fêmea) “flycatchers”do paráiso alimentando seus filhotes em um pequeno galho de árvore. Os levemente coloridos filhotes são vistos vulneráveis e fracos enquanto os adultos asseguram vida e esperança traduzindo “Life in Colour”.
3º Lugar $ 15 mil
Nome: Zeki Yavuzak
País: Turquia
Descrição:
Em Aydin, na Turquia, pimentões, berinjelas e abobrinhas são postar para secar no verão, como preparação para os meses gelados de inverno. Mulheres, jovens e crianças trabalham nesta delicada e cuidadosa tarefa, como uma maneira de receber dinheiro extra no verão, uma prática comum naquela parte do país. A garota na fotografia é uma estudante local do ginásio e que trabalha nesta atividade como um meio de ajudar sua família, assim como guardar dinheiro para seus estudos futuros.
4º Lugar $ 12 mil
Nome: Mujeeb Kizhakkechalil
País: Índia
Descrição:
Esta imagem é vibrante por conta dos várias bandeirinhas de reza coloridas alinhadas acima do jovem monge, enquanto ele tenta tocar alguma delas. A foto capta não apenas suas emoções, mas também a vibração das sombras que refletem a inocência na cara do jovem monge. A simplicidade da fotografia encaixa-se com o deleite do jovem monge durante seu tempo de brincar e nos remete a pequenas coisas que nos mantém felizes.
5º Lugar $ 10 mil
Nome: Fabrizio Moglia
Paía: Itália
Descrição:
A Península Kamchatka, na Rússia tem uma das mais ricas corridas de salmão do Pacífico, especialmente na Reserva Nacional de Vida Selvagem Kurile Lake. Desde a alvorada, os salmão vermelho tem sido a alimentação básica do urso marrom. A foto capta um grande urso russo na hora de sua refeição regular, com os olhos tranquilos e vitoriosos de caçador em contraposição aos olhos da vítima em nítido contraste, o salmão, que se debate assim que encontra seu destino.
Categoria Geral
1º Lugar $ 15 mil
Nome: Harish Chavda
País: Inglaterra
Descrição:
Apesar de Dwain Chambers (à direita) não ser considerado um dos favoritos nas eliminatórias da Inglaterra para as Olimpíadas em Birmingham, ele definitivamente tinha algo em suas panturrilhas. Assim que Dwain cruza a linha de chegada ele sabe que sua posição de azarão atravessou as expectativas populares. Seu grito e as marcas de cada músculo seu refletem o triunfo alcançado.
2º Lugar $ 12 mil
Nome: Ali Rajabi Shomali
País: Iran
Descrição:
A foto foi tirada na 6ª Avenida em Nova Iorque em janeiro de 2014. O fotógrafo capturou os pedestres atravessando a rua em condições climáticas gélidas. Apesar das luzes vermelhas e o tempo frio indicam inatividade, a movimentação dos pedestres indo para seus destinos contrapõe esta ideia.
3º Lugar $ 10 mil
Nome: Antonius Andre Tjiu
País: Indonésia
Descrição:
No reino animal, a batalha da sobrevivência é aparente, para viver é preciso matar. Esta foto foi feita no Sul de Borneo na Indonesia e apresenta uma águia de cores camufladas especialista em caçar serpentes. A cobra na fotografia se contorce na defensiva sabendo que sua melhor chance de sobreviver é atacando a águia.
4º Lugar $ 8 mil
Nome: Yvon Pierre Buchmann
País: França
Descrição:
A foto foi tirada em abril de 2011 em uma estação de trens na cidade francesa de Bollwiller. O relógio da estação simboliza a estática do tempo oposto à passagem do trem que simboliza a velocidade do tempo. O homem parado é captado neste cenário conflituoso que indica que o trem da vida passa para você, se você não atender ao tempo.
5º Lugar $ 6 mil
Nome: Jaime Singlador
País: Filipinas
Descrição:
A imagem mostra as crianças aproveitando a tarde num banho quente na Kawa, cheia de galhos secos e folhas orgânicas, as quais acreditam os locais tem poderes medicinais. Na região oeste das Filipinas, em Visayas existe uma cidade pequena chamada Sitio Tuno onde os locais preparam spas em banheira quentes com plantas medicinais colhidas na floresta das redondezas. A excitação das faces das crianças enquanto se banham combinam comas cores verdes e azuis em volta criando uma imagem pura para esta fotografia.
Categoria Faces (Preto e Branco)
1º Lugar $ 15 mil
Nome: Rudoi Vladimirovich
País: Rússia
Descrição:
Esta imagem foi tirada dentro de um estúdio e apresenta uma jovem chamada Stella-Maria. Com seu olhar profundo, Stella-Maria é capaz de cativar os apreciadores com sua inocência e juventude, aparecendo em cores preto e brancas. A sombra cobrindo parte da face de Stella-Maria também adiciona intriga em sua face jovem. Seu rosto natural é um testamento da beleza capturada pela foto.
2º Lugar $ 12 mil
Nome: Kenneth Geiger
País: Estados Unidos
Descrição:
Esta fotografia reflete a inocência, a revolta e a falta de ajuda. Em 1989 a força armada rebelde de Burma juntou até 300 soldados, incluindo 100 mulheres guerrilheiras. Esta imagem foi captada em um dos pontos de vigília deste exército ao final de uma estrada poeirenta, ocupado por esta bela jovem com um rifle M-16 para proteger seu posto.
3º Lugar $ 10 mil
Nome: Chi Hung Cheung
País: Hong Kong
Descrição:
A foto foi trada em uma fria manhã de fevereiro, no ano novo chinês em Huangnan, China.A imagem mostra três mulheres idosas, cada uma carregando sua caneca de chá com manteiga enquanto conversam e riem. O impacto da imagem está no calor do sorriso das mulheres e também o vapor que emana de seus chás, o que parece fortalecer ainda mais sua amizade.
4º Lugar $ 8 mil
Nome: Ali Zohari
País: Emirados Árabes Unidos
Descrição:
Esta foto é de uma senhora vietnamita, que vive próxima a uma montanha há muitos anos, vendo os turistas irem e virem. As rugas parecem ter sido graciosamente posicionadas como caminhos que levam a muitas histórias, muitas preenchidas com simplicidade e sabedoria. A janela por trás mostra que há luz suficiente na sua vida para eu outros caminhos sejam trilhados.
5º Lugar $ 6 mil
Nome: Xyza Dela Cruz Bacani
País: Filipinas
Descrição:
Este retrato informal de uma criança através de um vidro translúcido em Hong Kong se diferencia pela faixa lisa na altura de seus olhos. É nesta faixa que o poder da foto está com os olhos da menina olhando pela primeira vez em sua idade precoce. Seus sinais de curiosidade e inocência contrastam com suas mãos tentando avançar para o desconhecido.
Categoria Foto Noturna
1º Lugar $ 15 mil
Nome: Peng Li
País: China
Descrição:
Esta foto foi tirada em uma antiga casa chinesa chamada “Diaojiaolou”na cidade de Fenghuang, localizada perto do rio Tuojang na Província de Hunan. Diaojiaolous servem geralmente de hotéis e restaurantes na Província de Hunan, por causa de seu grande charme e beleza. Com o cair da noite, inúmeras lanternas proveem luz dentro do Diaojiaolou, oferecendo uma visão surreal do passado e presente na fotografia.
2º Lugar $ 12 mil
Nome: Ho Sung Wee
País: Malásia
Descrição:
A imagem capta a pesca com fogo sulfúrico, um método ancestral e sustentável de pesca perto de Jinschan, em Taiwan. Pescadores adicionam água ao súlfur para obter acetileno, que é utilizado para produzir luzes que atraem pequenos peixinhos prateados que pulam fora d’água.
3º Lugar $ 10 mil
Nome: Nguyên Minh Tân
País: Vietnam
Descrição:
4º Lugar $ 8 mil
Nome: Alexandre Buisse
País: França
Descrição:
A foto foi tirada em janeiro de 2014 em uma escalada no Lau Bij no Gran Paradiso Park, no Vale Aosta na Itália. O maravilhoso gelo combina muito bem com o flash da fotografia, mostrando a transparência das cores azuis escuros do gelo, assim como a movimentação atlética dos alpinistas. Texturas únicas do gelo com raio de luz azul, com profundidade de campos se comparado a distancia dos alpinistas e a do fotógrafo.
5º Lugar $ 6 mil
Nome: Daniel Cheong
País: França
Descrição:
Esta foto foi feita do Address Hotel na Dubai Marina. A fachada do prédio é feita de vidro e por isso e muito reflexiva, cuja vista cria um poderosa “vertigem”. O maior impacto visual desta fotografia é o senso de desorientação para quem vê pela primeira vez. A paisagem em volta e a vista do prédio que dá vertigem cria um senso de confusão na cabeça do apreciador e alguns podem ter de olhar mais de uma vez para entender a imagem.
Saiba como foi a Cerimônia de Premiação do HIPA
Conheça as marcas que vestiram os jornalistas em Dubai