Em entrevista exclusiva para o Olhar Turístico, a administração da Costa Cruzeiros apresenta suas estatísticas e destaques da Gastronomia praticada pela companhia em seus vários cruzeiros pelo Mundo.
Olhar Turístico – Quais as estatísticas de Alimentos e Bebidas nos Cruzeiros Costa?
Costa – Os números de consumo a bordo dos cruzeiros da Costa são bem expressivos. No mega navio Costa Favolosa, que tem capacidade para 3.800 passageiros e 1.100 tripulantes, ou seja quase 5.000 pessoas se alimentando diariamente, a Costa contabiliza o consumo de 18 toneladas de carne (vermelha, frango e peixes), 20 toneladas de vegetais frescos e congelados, 14 mil ovos frescos, 400 kg de café e 21 toneladas de frutas.
Olhar Turístico – Como é a Gastronomia dos Restaurantes Club?
Costa – Os Restaurantes Club funcionam apenas sob reserva e devem ser pagos à parte, oferecendo um serviço a la carte para aqueles que buscam um jantar mais intimista. Os cardápios são formados por pratos regionais formados pelos principais restaurantes italianos e especialidades do mundo gourmet. Opções de pratos: Creme de abobrinha com lagostins e manjerona; Massa castellane cremosa com lulas; Massa Scialatielli com tomates ao forno e orégano fresco; Spaghetti com erva-doce, camarões e bottarga; Coelho à moda de Ischia com tartare de brócolis com limão de Amalfi e pão Casatielllo; Flan de batata e feijão verde com molho de tomate e queijo; Manjar com geleia de morango e Torta de banana e côco, sem adição de açúcar.
Olhar Turístico – – Projeto com o Chef Bruno Barbieri (destaques do Chef, qual a inspiração para o menu de 12 pratos, onde já está disponível)
Costa – O projeto da Costa com o chef estrelado Bruno Barbieri implementado a bordo dos navios da companhia marítima há dois anos é um sucesso. A inspiração do chef é fazer com que os hóspedes Costa ao saborearem os pratos sintam a alma dos alimentos. O intuito é trazer aos passageiros os sabores da tradicional cozinha italiana, passando por ingredientes encontrados ao Norte e ao Sul da Itália. O menu está disponível a bordo de diversos cruzeiros Costa pelo mundo, sendo servido nos jantares de gala. Entre os pratos destaques: a salada de camarão com endívia e pesto mediterrâneo; a massa de “garganelli” feita com peixe, tomate e manjericão acompanhada por um creme de feijão branco e ricota; o tortellini de parmesão aromatizado com folha de louro e noz-moscada; o salmão com batatas, costeletas de cordeiro com pão verde e frutas secas e fatias de filé bovino. As sobremesas são inovadoras: uma bavaroise com uvas e chocolate quente e um pudim de nozes com molho de amora e creme perfumado de lavanda. Para os hóspedes que seguem uma dieta vegetariana, as opções incluem o pudim de espinafre com tomate cereja, salsa verde no pão com gergelim e a sopa de batata acompanhada por uma torta de azeitona e bolinho de tomate.
Olhar Turístico – Quais os destaques enológicos dos Cruzeiros?
Costa – Uma novidade implantada pela Costa este ano no quesito vinhos é a parceria com a Wine Bank, uma cooperativa especializada no armazenamento e no envelhecimento de vinhos situada na região italiana de Pollenzo. A partir dessa parceria a Costa passa a oferecer mais de 100 rótulos de vinhos a bordo dos navios. O novo cardápio de vinhos contempla marcas de 19 regiões da Itália e de países como França, Portugal, Espanha, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos, produzidos de maneira sustentável e que combinam com a tradicional cozinha italiana servida a bordo dos transatlânticos Costa.
Os vinhos são divididos em categorias como: sustentáveis e biodinâmicos, (produzidos em vinícolas que usam métodos com baixo impacto ao meio ambiente e que levam em conta aspectos como a fertilidade do solo e o calendário lunar) e os orgânicos (não contêm produtos químicos sintéticos e são feitos a partir de uvas cultivadas sem modificação genética). A nova seleção também inclui vinhos italianos e internacionais ícones como o Trento DOC Giulio Ferrari Reserva do Fondatore Extra Brut, o Bolgheri Sassicaia di Tenuta San Guido e o Champagne Brut AOC Dom Perignon. O novo menu de vinhos já está disponível a bordo dos 14 navios da Costa.
Olhar Turístico – O que é o cardápio Pacific Fusion do Restaurante Samsara? Quem são os chefs?
Costa – O Restaurante Samsara também funciona com reserva feita à parte e é voltado para a oferta de pratos que combinam ingredientes tradicionais da cozinha do Pacífico e Mediterrâneo e com aromas inovadores. Não há um chef exclusivo que assina o meu oferecido. Para navio da Costa que possui um restaurante Samsara um chef executivo assina o cardápio. Entre os pratos servidos neste restaurante: Panquecas com carne de caranguejo e salada de frutas tropicais, pimenta e coentro; Fettuccine com limão, castanha de caju e camarões marinados e Frozen de Maracujá com marmelada de limão.
Olhar Turístico – Quem são os principais fornecedores e parceiros gastronômicos da Costa Cruzeiros?
Costa – Além das parcerias com o chef Bruno Barbieri e a cooperativa Wine Bank, os navios da Costa servem pizzas com massas feitas 100% com fermento natural; os sorvetes da marca Agrimontana na Gelateria Amarillo e os hambúrgueres gourmet com carne Fassona 100% italiana. Os navios trazem ainda massas da marca Barilla servidas no almoço e jantar; os cafés ao estilo italiano com a Illy Caffè, e os vinhos Ferrari, da região italiana de Trentino, nos bares instalados em toda a frota. Nos bares, o destaque é o aperitivo italiano como Spritz, feito a partir da marca italiana Aperol. Outra inovação inédita da Costa são os bares gourmet dedicados à mussarela de búfala. O queijo é produzido diariamente a bordo dos navios.
Boa viagem e bom apetite!