O que mais existe na gastronomia dos Estados Unidos além dos hamburguers?
Componente gastronômico presente no imaginário de todos que se relacionam de alguma maneira com o Tio Sam, o disco de carne mais famoso do planeta pode até não ter surgido nos Estados Unidos, mas tem neste país sua marca mais forte.
Mas na verdade a culinária americana vai muito, além disso. Esta gastronomia compartilha de uma característica comum em países do continente americano, onde a cozinha nativa foi adaptada pelas influencias externas, no caso americano, européia, mas também africana caribenha e a mexicana.
Europeus chegaram no sec. XVII e encontraram no novo mundo uma culinária nativa baseada principalmente no milho, feijão e abóbora. Esses ingredientes foram mantidos principalmente na culinária sulista.
Os europeus se espalharam pelo território e aplicou sua culinária de acordo com as condições geo-climáticas dos diversos estados e regiões, sendo os ingleses no nordeste (peixes e frutos do mar), espanhóis e franceses no sul (Cozinha Creole e Cajun – Louisiana), os Africanos nos estados do sul com seus métodos de cozimento, a culinária Mexicana nos estados fronteiriços com o México, a Caribenha (Louisiana e Flórida) e a Asiática na Califórnia, o centro da cozinha experimental americana.
Existem grandes centros urbanos nos Estados Unidos com características gastronômicas ainda mais fortes de acordo com a composição da população, como por exemplo, Nova York e os traços fortes da culinária judaica e também seus bairros típicos.
Uma parte importante na dieta americana e nos costumes alimentares é o vigoroso café da manhã formado geralmente por bacon, presunto, batatas e ovos. Neste mesmo café da manhã são muito comuns os doces dinamarqueses (danish) ou os pães judaicos (bagels).
Saiba mais sobre o Happy Hour, momento cotidiano muito valorizado pelos americanos.
Muitas criações são genuínas americanas e merecem destaque nesta gastronomia, como por exemplo, o Fast Food, variações exclusivas de pizza, torta de maça, Milk shake, barbecue e tantos outros.
E esta gastronomia apresenta evolução constante devido às diferentes levas de imigração recebida pelo país ao longo de séculos e ainda existente nos dias de hoje.