Uma gastronomia variada e com ótimos representantes na cidade de São Paulo.
A Alemanha é um país de 357 mil km², com 16 estados e uma gastronomia tao diversificada quanto das nações de dimensões continentais. Por razões históricas e porque faz divisa com mais países que qualquer outro da Europa, sua cozinha recebe influências de vários de seus vizinhos, notadamente Holanda, Áustria, Suíça e França.
A maior onda migratória de alemães para São Paulo foi após a I Grande Guerra, o que ocasionou significativa presença de alemães na cidade, influenciando seu cotidiano. Os primeiros alemães habitavam a região de Santo Amaro.
Alguns, de fato, já representavam São Paulo e seus interesses. Tanto que em 1819 o governo da capitania geral de São Paulo era ocupado por Johann Carl August Von Oeyhausen-Graveburg e foi ele quem introduziu a vacinação contra a varíola na cidade.
No Brasil, os imigrantes habitaram principalmente Santa Catarina, de onde até hoje saem profissionais, empresários e principalmente produtos que abastecem os restaurantes da capital paulista.
Após a II Guerra Mundial o capital alemão aportou de vez na cidade, transformando-a no principal pólo da indústria germânica fora da Alemanha. Atualmente existem no Brasil, 18 milhões de descendentes com pelo menos um antepassado alemão.
A culinária alemã consolidou-se na capital, contando com inúmeros restaurantes. Muitos dos frequentadores destes estabelecimentos eram alemães e pessoas ligadas à colônia alemã, pois o crescimento industrial de São Paulo, até a década de 80, mantinha muitos profissionais para trabalhar nas empresas.
Atualmente permanecem em funcionamento, vários e já tradicionais restaurantes, alem de novas opções que representam esta rica gastronomia, que tanto contribuiu para a própria cultura alimentar da cidade.
Portanto a cozinha alemã é uma das mais bem representadas da capital, com restaurantes de cozinha clássica e tradicional, moderna e contemporânea e de especialidades que caíram no gosto do público daqui.
Incluem-se aí os embutidos (salsichas e linguiças).Nossa viagem pela gastronomia alemã na cidade de São Paulo passa por restaurantes com propostas diferentes, mas com a mesma preocupação em manter os princípios da cultura germânica, tanto nos pratos, como na ambientação.
Para aqueles que pensam que sair para comer comida alemã em São Paulo é apenas joelho de porco e chucrute, vão perceber que apesar da grande utilização de carne de porco, batatas e repolhos, também existem peixes, aves e massas saborosas a serem descobertas.
As refeições são no geral fartas e de sabor marcante, com temperos como mostarda, kümmel, zimbro e páprika. Bom apetite!