O carro chefe do restaurante Benedetta, em Moema é o Polpetone.
Esta iguaria teve origem na Itália e foi adaptada em cada região daquele país, com ingredientes e recheios diferentes e seus primeiros registros em livros gastronômicos datam do séc. XV.
A princípio a receita aproveitava sobras de carnes de vitelo e outras. Às carnes adicionavam ervas, especiarias e pão amanhecido para cozinhar. Tanto que foi mencionado em livro do século XVIII (L’arte di utilizzare gli avanzi della mensa”), ou seja a arte de se utilizar os excessos.
A palavra polpettone, tem origem no latim pulpa, que significa sem osso. A receita original é recheada de queijo, mas em cada região foram dadas novas características próprias a esta iguaria, como por exemplo, recheio de calabresa, ovos… Em Nápoles levas presunto, na Puglia verduras.
A versão original que chegou ao Brasil leva recheio de queijo e já é muito difundida há anos, por meio da colônia italiana. As polpetas, menores, são cozinhadas em molho de tomate e o polpetone que é maior é frito também, para depois ir ao forno.
O chef Francesco Tarallo, sócio fundador da Pizzaria Speranza e proprietário do Benedetta, cuja família veio da região de Nápoles no sul da Itália, em homenagem aos polpettones que sua Tia Sicina fazia na Itália desenvolveu esta receita no Brasil e impressiona com o sabor.
O Polpettone do Benedetta preenche todo o prato, vem úmido, esbanjando molho de tomate e queijo derretido. O excelente sabor confirma a qualidade dos ingredientes e dos profissionais do Benedetta. Muito queijo derretido por dentro e molho também com queijo por fora. Uma refeição inteira!
Mas não para por aí. O restaurante oferece novos sabores ao polpettone, ainda mantendo a preparação, mas com ingredientes diferentes. O Polpettone Romana leva além do queijo mussarela, o presunto Parma. E ainda o Mediterrâneo que pedaços de tomate e mussarela de búfala no molho e a opção quatro queijos.
Dica: Caso queria experimentar além do recheio diferente, também o sabor do polpettone, pergunte se tem alguma versão disponível, como frango, salmão e até vegetariano (de soja).
O cardápio ainda conta com bruschettas , massas e risotos, mas atualmente a casa faz muito sucesso com o bufffet, com pegada italiana, onde são servidos os polpettones e outras especialidades incluindo sobremesas. Uma delas, o tradicional pudim de leite.
A casa é espaçosa com clima agradável banhada por luz natural e decoração rústica. A impressão é de que se está no interior.
Opinião do autor: este polpettone não vi decepcionar nem os mais exigentes, pois é simplesmente suculento!
Restaurante Benedetta
Av. Sabiá, 462 – Moema
Fone: (11) 5056-0973
www.benedetta.com.br