Dentre os doces italianos, os tubos de massa fritos com recheios diversos chamados canole se destacam pelo sabor e formato.
Este é um doce da Sicília, uma ilha ao sul da Itália, mais especificamente de Palermo e se constitui em uma parte essencial desta gastronomia.
O escritor romano Marcus Tullius Cicero menciona um “tubus farinarius”, um ancestral do canole feito de leite no primeiro século antes de cristo.
O pequeno tubo (significado de canole) pode ter origem em um harém, durante a ocupação árabe da ilha do Mediterrâneo.
As mulheres dedicadas à confecção de doces do Harém da época confeccionaram esta iguaria para impressionar e homenagear o Sultão. Durante sua ocupação os árabes trouxeram a cana-de-açúcar para a Sicília substituindo o mel na confecção de doces.
E o canole é feito de açúcar, por influências árabes. Era enrolado originalmente em uma massa lisa utilizando um pedaço de cana.
Alguns historiadores clamam que essa concubinas, quando os árabes foram derrotados pelos normandos no século 11, adotaram o catolicismo e viraram freiras, assim continuando a desenvolver os canoles.
Certo é que eles eram distribuídos como presente e símbolo de fertilidade durante o Carnaval siciliano para espantar os maus espíritos. Também as ovelhas produzem mais leite nesta época para a produção da ricota.
Originalmente recheados de mascarpone ou ricota ganhou uma variedade incrível de sabores, aproveitando o que cada cozinha regional italiana poderia agregar.
Na Sicilia são finalizados com cerejas e laranjas nas pontas, em outros locais o pistache é adicionado.
Foi citado por Pete Clement, um personagem mafioso do filme O Poderoso Chefão de Francis Ford Coppola, demonstrando o quanto a iguaria faz parte da cultura local. Após um cruel assassinato ele diz ao parceiro “deixe a arma e não esqueça dos canoles”.
Na Itália podem ser feitos pequenos, do tamanho de um dedo da mão, ou os grandes, servidos em cidade perto de Palermo, onde a população fala três línguas diferentes, o dialeto albanês, o italiano e um dialeto siciliano.
No Brasil além da ricota, encontram-se recheios principalmente de creme de baunilha e nutella.
Na cidade pode-se encontrar esta iguaria nas várias padarias italianas e em algumas casas mais tradicionais, Restaurantes típicos e confeitarias também servem a receita de várias maneiras.
Alguns endereços típicos:
Padaria 14 de Julho
Rua Quatorze de Julho, 92 – Bela Vista
(11) 3105-3215
Padaria 14 de Julho
Padaria Basilicatta
Rua Treze de Maio, 614 – Bela Vista
11 3289-3111
http://www.basilicata.com.br/
Padaria São Domingos
Rua São Domingos, 330, Bela Vista
(11) 3104-7600 / 3242-3677
http://www.paoitalianosaodomingos.com.br/
Cantina Castelões
Rua Jairo Góis, 126, Brás
(11) 3229-0542
Canole