Ícone do site Olhar Turístico

Capuano, uma cantina de 107 anos!

Um calabrês de nome Francisco Capuano fundou em 1907 a Cantina que resistiria tanto tempo e se tornaria a mais antiga da cidade. Na sua época ele vendia um único menu, fixo e que era oferecido somente até as 20 hs.

O local fechava às 22 hs ou 23 hs no máximo. O calabrês batia num ferro para alertar seus clientes que era hora de partirem. E os dois salões da época do primeiro endereço na Rua Major Diogo viviam lotados!

O restaurante ficou nesse endereço até 1968, quando foi para seu local atual, na Rua Conselheiro Carrão, quase esquina com a Rua 13 de maio. Em 1961 foi adquirido por Ângelo Mariano Luisi, de Casalbuono, pequena cidade do sudoeste italiano, da região da Campânia.

A família toca o restaurante até hoje. E manteve a tradição em muitos aspectos do restaurante. Os salões do Capuano parece terem parado no tempo. O revestimento de madeira das paredes, repletas de quadros dos bons tempos, garrafas e fitas coloridas penduradas… Os garçons vestem uniforme tradicional e até alguns itens do primeiro cardápio ainda são encontrados.

Salão do Capuano

O menu fixo do antigo Capuano era Antipasti, Fusilli, Arroz com Camarão, Cabrito, Salada e Frutas da Época. Todos os dias.

Atualmente o cardápio ganhou novos pratos, mas manteve as especialidades preferidas dos clientes durante todos esses anos.

O Antipasti continua sendo servido com sardella calabresa, berinjela fervida e temperada, azeitonas e pão italiano. Com sabor extremamente caseiro, o início da refeição promete emoções.

Também resiste o fusilli ao sugo, massa clara enrolada manualmente, leve e com um molho de tomates bem equilibrado. Gosto de antigamente, prato tradicional e saboroso.

O Cabrito Ensopado também continua no cardápio. Feito com tomates, cebolas e vinho tinto.

Mas é possível encontrar raridades como o Richitelli feito com a mesma massa do fusilli, porém moldado nas pontas dos dedos, um a um. Por isso é tão difícil achar richitelli fresco. Mas no Capuano tem e é uma delícia.

Richitelli

Alguns objetos da época da inauguração também resistem, como o armário em frente da cozinha, onde se corta o pão italiano, mesas antigas que ainda são usadas no salão e alguns itens da decoração.

Sem dúvida uma volta ao passado ou ao presente do espírito cantineiro resistente de São Paulo.

Fusilli ao Sugo

Antipasti

Restaurante Capuano

Serviço

Restaurante Capuano
R. Conselheiro Carrão, 416, Bixiga
Fone: (11) 3288-1460
http://www.cantinacapuano.com.br/

Sair da versão mobile